Um álbum que tem a assinatura de Greg Lake vem carregado de vários significados como King Crimson, ELP, rock progressivo e tudo mais, Certo? Não, completamente equivocada esta afirmativa, principalmente para este excelente álbum.
A parceria que fez com o já falecido Gary Moore, produziu uma nova sonoridade para músicas conhecidas de todos nós, mas acredito que houve um ganho muito significativo, pois a atmosfera produzida lembra apresentações no estilo Jam session que acontecem nos Festivais de Montreux, onde imperam os improvisos roqueiros e jazzísticos, tornando o espetáculo mais dinâmico, livre e portanto, mais inspirador para quem toca como para quem simplesmente escuta.
E como nos velhos tempos do ELP, Greg Lake começa com pé direito, pois abre o show com "Fanfare For The Common Man" em uma versão surpreendente para logo em seguida emendar com um trecho bem hard rock de "Karn Evil 9" como introdução para a não menos hard, Nuclear Attack.
Obviamente esta tendência inicial do show ao hard rock partiu dos rearranjos feitos por Garry Moore que é um mestre nas cordas e compositor de primeiríssima categoria, sem, no entanto desfigurar as músicas originais, oferecendo apenas uma nova maneira de executá-las e uma oportunidade para nós simples mortais nos deleitarmos com as novas versões.
Isto tem um significado importante, pois quando a origem tem consistência, não importa a intervenção, tendo em vista a impossibilidade de agressão à integridade estrutural da música, isto acontecendo apenas nos casos em que há o desejo da mutilação da peça original, mas quando chegamos a este ponto, não há o que fazer e que de forma alguma é o caso deste álbum.
A música "Lucky Man" uma velha e linda balada do ELP, está executada esplendidamente e é precedida pelo hino de Garry Moore, "Parisienne Walkways", na grave voz de Greg Lake, simplesmente fantástica e na sequência as músicas "You Really Got A Hold On Me" e "Love You Too Much", são duas peças hard rock que abrem o espaço necessário para introduzir duas músicas da era Crimsoniana de Greg Lake, "21st Century Schizoid Man" e "In The Court Of The Crimson King” que também receberam uma nova roupagem e fecham dignamente este fantástico concerto de rock.
ALTAMENTE RECOMEDÁVEL!!!!
Musicians:
Greg Lake / lead vocals, guitarGary Moore / lead guitar, vocals
Tommy Eyre / keyboards, vocals
Ted McKenna / drums
Tristam Margetts / bass
Tracks:
01. Fanfare For The Common Man
02. Karn Evil 9 - Nuclear Attack
03. The Lie
04. Retribution Drive
05. Lucky Man
06. Parisienne Walkways
07. You Really Got A Hold On Me
08. Love You Too Much
09. 21st Century Schizoid Man
10. In The Court Of The Crimson King
"Parisienne Walkways"
"21st Century Schizoid Man"
Caraca, eu tenho uma porcaria de montagem que comprei num camelô em sampa, e tem 08 musicas do gary e 5 deles, mas nem me liguei nesse trabalho e que bela surpresa, prq o genérico eu cansei de ouvir e até postei lá atrás ainda qdo postava e blogs famosos e depois no meu, aí derruba link e tal eu deixei pra lá afinal era um porcariazinha e só o registro que valia algo, mas esse? Tô levando e já já vou comprar um hd de 2 tb e passar tudo pra dentro prq os discos que o lobo burro gravou não guentam mais,rs
ResponderExcluirEnjoy!!!!!!!!!!
Eu acabei postando este álbum sem querer, pois ia postar algo do ELP e ele estava no mesmo diretório e eu nem tinha dado conta como é legal este este trabalho do Lake com o Gary Moore......
ResponderExcluirEscutei ontem umas quatro vezes seguidas para poder escrever algo....
Legal que tenha gostado......
Volte sempre!!!!
Abraços,
Gustavo