8 de abr. de 2011

XYZ - "Demos" - 1981

Como eu sou chegado a umas bizarrices musicais (no bom sentido, é claro), temos aqui uma bem interessante a comentar, a banda XYZ, que não passou de alguns ensaios e foi criada a partir da união de ex-membros do Yes e do Led Zeppelin, no caso, os músicos, Chris Squire, Alan White e Jimmy Page, aliás, só feras do rock, mas vamos lá tentar entender este imbróglio e o que pode ter originado esta situação. 

Ao que tudo indica, juntaram-se em 1981, período negro para o Yes que tinha perdido o seu rumo depois do lançamento do álbum "Tormato", com todos brigando internamente, uma puta confusão e para completar o drama que viviam, alguns poucos remanescentes, lançam o álbum "Drama" em 1980, que na verdade representava exatamente o que sobrou da banda passava naquele momento.  

Jimmy Page
Por outro lado, Jimmy Page, que ainda se recuperava da morte de seu amigo de banda, John Bonham, asfixiado pelo próprio vomito enquanto dormia em setembro de 1980, sendo considerado como o verdadeiro motivo para por fim a um mito do rock, o Led Zeppelin que após sua morte teve uma brilhante e inigualável  trajetória interrompida  .

Provavelmente ele também estava sem rumo, perdido, portanto uma união destas, na pior das hipóteses serviria como terapia para Jimmy Page, mas bem como para todos os membros que formariam o XYZ, que na verdade quer dizer "eX Yes & Zeppelin" (muito criativo não?), mas vamos em frente. 

Na verdade foi uma pena não ter dado certo, pois estas quatro faixas mostram músicas de qualidade e muito provavelmente fariam sucesso, obviamente por terem um pedigree de primeiríssima linha, serem músicos de valor inquestionável e já terem um currículo bem rico por seus trabalhos anteriores em suas respectivas bandas. 

Alan White
Diz-se ainda que, até Robert Plant, foi convidado para assumir os vocais, coisa que acabou não acontecendo, pois quando assistiu os ensaios, achou as músicas um tanto complicadas e gentilmente declinou da honra de fazer parte de tão emérita formação, uma pena mesmo.

Mas apesar de tudo, Chris Squire, não se saiu mal nos vocais, lembrando até um pouco sua atuação em "Fish Out of Water", um álbum solo lançado em 1975 e que acabou virando um Cult e a bem da verdade temos que admitir que além de um dos melhores baixistas do rock,  Chris Squire é de uma determinação ilimitada, um moto-scraper descendo a ladeira sem freio, não tem medo de errar, qualidade que é um diferencial em sua carreira. 

Chris Squire
Infelizmente não consegui nenhum vídeo para ilustrar a postagem, apenas um áudio de 1984 já com o Yes de volta a cena musical com uma "canja" de Jimmy Page tocando a música "I'm Down" dos Beatles, ou seja, acabei encontrando mais uma bizarrice musical e diga se passagem, de primeiro mundo, pois juntar o Yes, Jimmy Page e os Beatles (in memorian) não é uma química fácil de se obter.

De qualquer forma, esta pequena compilação fica como um documento histórico da música contemporânea, de uma tentativa frustrada da formação de uma banda que com certeza teria um futuro bem interessante e promissor e nós simples mortais, teríamos mais uma banda a perseguir e exigir o melhor que podem dar.


"Jimmy Page & Yes - I'm Down (Beatles cover)"

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails