4 de mar. de 2011

TONY BANKS - "A Curious Feeling" - 1979

Tony Banks é a figura mais discreta do rock progressivo, pois nada o abala, ele é sempre muito introspectivo e mesmo nos momentos mais loucos de sua vida que passou nos anos de ouro do Genesis, era como se não estivesse lá, sempre muito concentrado em seus teclados, não importava o tamanho do show, sua imagem era sempre a mesma, de absoluta paz.  

Isto é apenas uma observação de uma característica pessoal de quem o acompanha a algumas décadas, mas importante mesmo são seu talento como músico e compositor que são inegáveis e uma prova contundente é o seu álbum solo de estréia, "A Curious Feeling", lançado em 1979. 

Para este projeto, Tony Banks convocou, Kim Beacon para os vocais e Chester Thompson que depois da saída de Peter Gabriel do Genesis, passou a ocupar a bateria nos shows da banda para aliviar Phill Collins que passou a fazer os vocais e a bateria ao mesmo tempo.

Como é seu primeiro trabalho, considero muito normal haver alguma semelhança com seu trabalho no Genesis, principalmente na era Phill Collins, onde a sonoridade dos novos álbuns lentamente foi perdendo um pouco da teatralidade imposta por Peter Gabriel e proporcionalmente foi aproximando-se com o pop, que era uma tendência que proporcionava músicas mais simples de escutar e por conta disto um número maior de ouvintes. 

A rigor não é muito o caso deste trabalho, que tem momentos altamente progressivos que são mesclados com essa nova sonoridade que o Genesis fazia, o que o torna um álbum eclético e abrangente, que agrada a gregos e troianos e ao mesmo tempo mostra a importância que Tony Banks teve para a manutenção do Genesis após a saída de Peter Gabriel

Considero injusto que o nome dele apareça tão pouco, quando são feitas enquetes ou pesquisas para apontar os grandes nomes dos teclados, mas talvez isto aconteça por conta de sua característica mais marcante que é a discrição, mas isso para mim não importa, considero-o tão especial quanto os demais magos dos teclados que tão bem conhecemos.

Neste projeto, ele não só compôs e tocou seus teclados, mas também se revelou como um multi-instrumentista, pois tocou o baixo e guitarra, mostrando que as cordas não foram um problema, tendo em vista que se saiu muito bem.  

Ele se mostra nesta época, final dos anos setenta, como um compositor e arranjador de mão cheia, com um futuro brilhante, pois em 1983 ele começou a se dedicar a criação de trilhas sonoras para diversos filmes que abrilhantaram ainda mais a sua extensa biografia.

ÁLBUM ALTAMENTE RECOMEDÁVEL!!!!!

Musicians
Kim Beacon / vocals 
Chester Thompson / drums, percussion 
Tony Banks / keyboards, guitars, basses, percussion 

Listing
01. From The Undertow (2:46)
02. Lucky Me (4:26)
03. The Lie (4:58)
04. After The Lie (4:49)
05. A Curious Feeling (3:58)
06. Forever Morning (6:02)
07. You (6:28)
08. Somebody Else's Dream (7:50)
09. The Waters Of Lethe (6:31)
10. For A While (3:38)
11. In The Dark (2:58) 

LINK


"Lucky Me"

"After The Lie"

12 comentários:

  1. Prezado Gustavo, só discordo de ti quando vc disse q ele é a figura mais discreta do progressivo. Parece q V.Sa. se esqueceu de um tal de Richard Wright(rs). Desde os bons tempos do Genesis, com Peter Gabriel, sempre achei a figura mais importante do Genesis, Tony Banks. Os teclados, a meu ver, foram muito mais importante q a refinada guitarra de Steve Hackett, e do q o teatral e carismático vocal de Peter Gabriel. E depois da saída de PG, ele assinou músicas sozinho, e creio, q a maior parte do material escrito pelo Genesis, quando a assinatura era creditada a todas da banda, foi de sua autoria. É um grande letrista também. Mais um músico subestimado no rock. E , na minha modesta opinião, melhor q muitos tecladistas, inclusive um tal de Rick Wakeman. Tenho o vinil, nacional.

    Não conheço seus outros trabalhos. São bons, Gustavo?

    Abraços e parabéns por reviver, lembrar deste grande músico, Tony Banks!

    ResponderExcluir
  2. Ok meu amigo, realmente me esqueci do Richard Wright, que é outra figuraça legendária, muito sóbrio também......

    Eu acho que eles são assim apenas por simplesmente se preocuparem em tocar sem fazer muitas firulas, mas quanto ao talento de ambos, é indiscutível e no caso do Genesis, para mim Tony Banks foi a salvação da banda......


    Os demais trabalhos do TB são excelentes e aos poucos vou postá-los.....

    Tem que um que ele toca com uma sinfônica que é Fantástico......

    Abrigado por ter aparecido por aqui....

    Volte sempre!!!!!


    Um bom Carnaval.....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Prezado, há como vc reativar o link, se não for pedir muito.
    Obrigado.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eu consigo este link para você somente no final de semana, pois eu me encontro fora do meu domicílio sem acesso ao acervo.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  4. Sem problema algum. Eu espero, naturalmente. rs
    Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, acabei de baixar num site. Costumo baixar no site Uloz.TO. Mas no link havia a discografia completa do Tony Banks, e eu só me interesso pelo seu primeiro álbum. Quando é cheio de discos, num mesmo link, costuma demorar muito o andamento do download e quando descompactamos, nada encontramos...

    Contudo, desta vez, tive sorte, pois baixou rápido e já tenho o A Curious Feeling em mãos.

    Se vc não tem a discografia completa de TB, vá até o site, é só ir no google e digitar o nome dele e Tony Banks.

    Muitíssimo obrigado pela atenção.
    Tenha um bom final de semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eustáquio,

    Fico feliz em saber que já está de posse do álbum desejado e desde já, agradeço a dica do site em questão, pois eu não o conhecia..... Muito obrigado......!!!

    Assim como você, eu também só gosto do "A Curious Feeling", apesar de ter toda a discografia do Tony Banks....

    Se precisar de algo mais, conte comigo.......

    Aproveito para não só lhe desejar um bom final de semana, mas também que tenha um Feliz Natal e um Ano Novo de muita luz e realizações....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. O mesmo desejo para vc e para todos os seus.
    Muito obrigado!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Gustavo, detesto pedir. Sou implicado até com os lixeiros, que todo Natal pedem presente... Porém, necessito de rock, assim como todo ser humano necessita de oxigênio e alimento, daí, gostaria de saber se vc tem o Roger Hodgson In The Eye of Storm e o Synergy - electronic realizations for rock orchestra . Caso tiver, seria possível de postar pra nós, por favor?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eustáquio,

      O primeiro álbum tá na mão, mas o segundo, "SYNERGY", confesso que não conhecia......

      Esse eu vou ficar devendo para você, mas se o encontrar, eu posto ele no blog.........

      De todo modo, como tinha alguns outros álbuns do Roger Hodgson, botei no pacote.......

      Neste link tem 5 álbuns dele: https://mega.co.nz/#!4EBgiBKD!etGNTjN3Z9eBS4blFX44RDcbVmVE5rguWGtQpGJT9wE

      Espero que possa aproveitar bastante.....!!!

      Desejo a você e aos seus um Natal de muita Luz e que em 2015 você realize todos os seus desejos.......


      Um forte abraço,


      Gustavo

      Excluir
    2. Pesquisando, achei um outro álbum do Synergy, o "Sequencer"......

      Este é o link: http://www.mediafire.com/download.php?1omiddyzzkl

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
    3. Impressionante como vcs conseguem descobrir certos discos! Estou há mais de um mês procurando o álbum do R.Hodgson, e quando encontro, só link sem funcionar.

      O Synergy, não sei se vc conferiu, é um eletrônico muito bom. Os melhores são os dois primeiros: o que estou correndo atrás e o SEQUENCER, que já baixei, graças a vc.

      Quanto ao outro álbum, pedi para a Márcia, do blog CONTRAMÃO reativar o link, há uma semana. Ela , possivelmente por falta de tempo, ainda não o fez.

      Muitíssimo obrigado, Gustavo. Perdão pelo transtorno.

      Tenha um ótimo natal e um ano novo repleto de felicidade!
      Abraços!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails