8 de mar. de 2011

RENAISSANCE - "Azure d'Or" - 1979

Esta é uma das ultimas grandes peças do legado de uma banda incomum, o Renaissance, sendo que o incomum fica por conta do tipo da sua formação, do modo de tocar e compor e porque não houve uma banda similar, com uma voz feminina tão marcante e encantadora como a de Annie Haslam para fazer um contraponto ou mesmo uma simples comparação direta. 

"Azure d'Or", lançado em 1979, não traz uma grande suíte, mas está constituído de belas canções, com a consistência das músicas de álbuns anteriores, com o mesmo "modus operandi" que lhe rendeu e acho que ainda rende milhares de fãs em todo o planeta, assim que são descobertos. 

Musicas como "Jekyll And Hyde"; "Golden Key" ou mesmo "Secret Mission" nos remetem aos áureos tempos do rock progressivo, com muita vibração e movimento e riqueza musical de uma época que imperava o virtuosismo de quem era compositor ou músico, buscando complexos elementos que muitas vezes vinham da música clássica e eram fundidos com delírios lisérgicos que as grandes bandas do rock progressivo fizeram uso em maior ou menor escala produzindo peças imortalizadas no mundo do rock. 

No caso do Renaissance, com certeza aconteceu em menor escala, mas acredito quer na dose certa, pois uma das características mais marcantes da banda é a sobriedade como sempre foram vistos, pois suas apresentações não pareciam com um show de rock, mas sim como um concerto, como algo que tinha que ser observado com muita atenção aos detalhes que não eram poucos. 

Imaginem se é possível estar diante da figura angelical de Annie Haslam e não estar hipnotizado por sua beleza e por sua inigualável voz que sempre esteve muitíssimo bem acompanhada pela banda e agora faça se justiça, pois criaram letras e músicas à altura de sua voz que a projetaram mundialmente com músicas que até hoje nos fascinam. 

A formação deste álbum é a clássica, a voz de Annie Haslam está cada vez mais afinada, então, recomendá-lo antes mesmo de um dever, é uma obrigação.

Musicians
- John Camp / bass, pedals, acoustic guitar
- Michael Dunford / acoustic electric guitars, harp
- Annie Haslam / lead vocals
- Terrence Sullivan / drums, percussion
- John Tout / piano, keyboards

Tracks:
01 - "Jekyll And Hyde" (Dunford-Thatcher) - 4:39
02 - "The Winter Tree" (Dunford-Thatcher) - 3:03
03 - "Only Angels Have Wings" (Camp) - 3:41
04 - "Golden Key" (Dunford-Thatcher) - 5:12
05 - "Forever Changing" (Sullivan-Thatcher) - 4:48
06 - "Secret Mission" (Camp) - 5:00
07 - "Kalynda (A Magical Isle)" (Camp) - 3:42
08 - "The Discovery" (Camp) - 4:24
09 - "Friends" (Dunford-Thatcher) - 3:31
10 - "The Flood at Lyons" (Camp-Dunford) - 4:55


"Secret Mission"

"Jekyll And Hyde" - Somente áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails