17 de jun. de 2010

LE ORME - "Collage" - 1971

Banda italiana, formada na segunda metade dos anos sessenta, inicialmente com seu estilo voltado para um pop psicodélico muito influenciado pelos trabalhos do Moddy Blues e dos Beatles, o Le Orme, em 1970 lança seu primeiro trabalho voltado para o rock progressivo intitulado "L'Aurora", mas ainda carregado de elementos do psicodelismo dos anos 60.

Mas esta característica ainda presente na banda não tirou o brilho e o valor do trabalho, pois rendeu-lhes dois discos de ouro e o reconhecimento por toda a Europa e principalmente na Inglaterra chamando muita a atenção da crítica e do público onde o movimento do rock progressivo era muito presente e atuante.

No ano seguinte, "Collage" é lançado e mostra a maturidade e a real vocação da banda aflorando com este álbum repleto de composições bem estruturadas, tendo um belíssimo Hammond no comando das ações com passagens rítmicas bem variadas e um belo vocal cantando letras em italiano.

Por ser um Power trio, muitas vezes foram tachados de versão italiana do Emerson, Lake & Palmer, por sinal uma puta injustiça, pois em nada os estilos das duas bandas se parecem, mesmo pertencendo a uma mesma vertente do rock.

Este álbum é recomendadíssimo para os apreciadores da boa música e um convite a entrar no mundo do rock progressivo para quem ainda não o conhece e foi criado e executado pelos músicos Aldo Tagliapietra (vocal e guitarra); Michi Del Rossi (bateria e percussão) e Toni Pagliuca (piano elétrico e Hammond).

Track-list:

1. Collage
2. Era inverno
3. Cemento armato
4. Sguardo verso il cielo
5. Evasione totale
6. Immagini
7. Morte di un fiore

Link.

"Collage"

3 comentários:

  1. Eu acho o Le Orme bem influenciado pelo ELP, mas com mais originalidade q o Triumvirat(ótimo grupo também). Seu tecladista, diferentemente de Keith Emerson e Jurgen Fritz, tocava mellotron. O baixista tem um timbre de voz único no rock. Seu baterista é um dos melhores q conheço, inclusive acho impressionante sua criatividade na percussão.

    Tenho este em vinil.

    Estou a procura do Verita Nascoste, mas não estou o encontrando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esta banda é muito especial e tem uma pérsonalidade própria e inspira-se em bandas do mais alto nível.....

    Qaunto ao Verita Nascoste, eis o Link: http://www.megaupload.com/?d=YW6HAQT8

    Forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails