26 de fev. de 2012

YES - "Live At Wembley Arena" - 1978

A cada bootleg que aparece na net de uma banda, as músicas são praticamente as mesmas, porém, o significado que cada um tem, é diferente e é difícil de explicar, pois há décadas escutando as mesmas músicas, sempre é possível extrair algo novo. 

Dando uma fuçada no que tinha do Yes para postar, achei o bootleg, “Live At Wembley Arena”, gravado em 1978 durante a “Tormato Tour” e que a rigor não tem nada de especial, mas, quando começo a escutá-lo, vou até o final sem restrição alguma, por quê? 

Devem existir centenas de respostas para esta pergunta, sendo que uma das quais é que eu parei no tempo, não consegui evoluir e me tornei um chato de galocha que só consegue escutar as mesmas coisas, mas eu prefiro acreditar que este é um fenômeno acontece com quem teve acesso e viveu boa parte da década de setenta e pôde conhecer, desfrutar e entender os conceitos de um movimento musical que evoluiu olhando para trás e enxergando a música clássica como uma sólida base para sua formação e essência. 

A bem da verdade, a música clássica é muito escutada até hoje e apenas lembrando, ela já tem alguns séculos de existência e mesmo assim, lota as prateleiras das grandes lojas e ai, vem outro questionamento, por quê? 

É certo que o rock progressivo adicionou outros elementos ao seu perfil, um dos quais, o virtuosismo de seus executores que é imprescindível para a sua existência e para o sucesso, portanto, quando nos referimos ao Yes, ele para mim representa a síntese do virtuosismo, pois com raríssimas exceções, todos que passaram pela banda até o final da década de setenta, foram músicos incomparáveis, principalmente com esta formação e na época em que este bootleg foi gravado. 

Esta foi a terceira formação que banda teve em menos de dez anos, mas sem dúvidas, a mais consistente, simplesmente perfeita e em um raro momento de absoluto auge do talento individual de cada músico, pois estavam amadurecidos o suficiente para botar de lado qualquer tipo vaidades ou diferenças, focando suas energias para escrever e executar suas músicas. 

Independe de eu ser um fã confesso e incondicional da banda, recomendar este bootleg antes de tudo, é uma obrigação, pois “Live At Wembley Arena” é o espelho desta situação, com a execução de forma excepcional dos seus grandes temas, faltando apenas alguma música do “Tales From....”, mas compreendo que, estando muito próximo dos anos oitenta e já tendo no elenco de músicas, “Awaken” com seus quase dezoito minutos seria pedir demais, portanto, ai está uma ótima oportunidade de escutar uma apresentação do Yes em um momento muito mágico.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Yes:
Jon Anderson: Vocal, Harp, Accoustic Guitars.
Steve Howe: Guitars, Vocals.
Chris Squire: Bass Guitar, Vocals.
Rick Wakeman: Keyboads.
Alan White: Drums.

Tracks:
01. Close Encounters Of The Third Kind (0:46)
02. Siberian Khatru (10:02)
03. Heart of the Sunrise (11:13)
04. Circus of Heaven (5:36)
05. Time And A Word
06. Long Distance Runaround
07. The Fish (Schindleria Praematurus)
08. Perpetual Change
09. Soon
10. Don't Kill the Whale (4:08)
11. The Clap
12. Starship Trooper (10:21)
13. Madrigal/On the Silent Wings of Freedom 
14. Rick Wakeman Solo (6:01)
15. Awaken (16:48)
16. All Good People (Band's Present) (8:25)
17. Roundabout (8:46)

LINK

"Starship Trooper"


"Madrigal/On the Silent Wings of Freedom "

2 comentários:

  1. Nóóóóóóóóó...

    Cara, eu escuto esse bootleg praticamente todos os dias no meu carro em mp3 junto com o Yesshows da versão com bonus track, e a qualidade de audio desse bootleg é bem próxima à qualidade de audio do Yesshows! A On The Silent Wings Of Freedom é sacanagem... O único defeito desse boot é não ter a Future Times/ Rejoice, não é?

    Abraço Gustavo.

    -

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse bootleg é muito legal e também o escuto há muito tempo.....

      Realmente faltou Future Times...., mas sempre falta alguma música que gostaríamos de escutar......

      Abraços,


      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails