1 de mai. de 2011

TANGERINE DREAM - "Ricochet" - 1975

Mais de trinta e cinco anos depois de lançado, o álbum, "Ricochet", do Tangerine Dream, gravado em 1975, continua tão atual, como se fosse um lançamento dos tempos atuais, não tem o ranço de coisa antiga ou ultrapassada, é uma música de vanguarda que o tempo não conseguiu destruir ou mesmo descaracterizar. 

Sem dúvida, uma obra prima, absoluta, trabalho de um mestre, Edgar Froese, que é incansável a procura da perfeição, que em dados momentos chega a ser matemática e simétrica, mas sem deixar de ser lírica e poética ao mesmo tempo, fruto da dedicação e da capacidade em doar seu talento e sua criatividade. 

Esse material é oriundo de apresentações feitas pelo trio Peter Bauman, Chris Franke e Edgar Froese na França e na Inglaterra, porém foram editados, reorganizados e masterizados, possibilitando esta continuidade musical fabulosa como se fosse uma longa sinfonia, com as manifestações públicas sendo presenciadas apenas no ínicio e depois somente ao final da apresentação. 

É um álbum, fácil de escutar, pois não é tão experimental como seus antecessores e porque possui um padrão harmônico muito inovador garantindo uma viagem através de uma sonoridade única.

Esta sonoridade leva o ouvinte a uma dimensão psicodélica dentro de um cenário que beira a música clássica com uma atmosfera espacial muito característica do loucos anos setenta e do rock progressivo. 

Mesmo com uso constante de seqüenciadores e loops produzidos por Moogs, sintetizadores ou equipamento que o valha, esta música não cansa, mesmo sendo dividida em apenas duas longas faixas.

Existe um dinamismo harmônico muito bem aplicado e que na dose certa,  propicia um convite constante a adentrar cada vez mais em seu intrínseco labirinto musical que é permeado por sentimento de perfeição característica das máquinas, mas que ao mesmo tempo tem o toque da  humanidade.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!! 

MUSICIANS:
Edgar Froese / synthesizer, bass, guitar, keyboards, composer
Peter Bauman / keyboards, drums
Christoph Franke / keyboards

TRACKS:
1. Ricochet Pt. 1 (17:03)
2. Ricochet Pt. 2 (21:11)


"Ricochet Pt. 1 (1/2)"

"Ricochet Pt. 1 (1/2)"

"Ricochet Pt. 2 (1/2)"

"Ricochet Pt. 2 (2/2)"

2 comentários:

  1. Tangerine Dream, Christopher Franke, Edgar Froese, Peter Baumann, Johannes Schmoelling, Kraftwerk, karl Bartos, Klaus Schonning, etc... o Kraut Rock alemão e as sonoridades electrónicas dos anos 70' e 80' sempre vivas neste magnífico blog.
    Parabêns e continue a postar este belíssimo material.
    Ivo (Portugal)

    ResponderExcluir
  2. Caro Ivo,

    Muito obrigado pelas palavras de incentivo ao blog....

    A casa é sua e satisfação em tê-lo aqui no blog é toda nossa.....

    Volte Sempre!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails