15 de jul. de 2010

BASIL POLEDOURIS - "Conan o Bárbaro" - 1982

A poucos dias de vontade de assistir pela enésima vez o filme "Conan o Bárbaro", estrelado pelo monte de músculos Arnold Schwarzenegger e que tem uma trilha sonora muito especial que confesso que já tinha esquecido.

Ela foi construída magistramente por Basil Poledouris, um Greco-americano, nascido em 21 de agosto de 1945 no estado americano do Missouri e falecido em 8 de novembro de 2006 em Los Angeles deixando o mundo do cinema e da música órfãos de um grande mestre e compositor.

A brilhante carreira de Basil Poledouris tem início em 1973 com o filme Extreme Close-Up e até 2003, ele compôs nada menos que cinquenta e uma trilhas sonoras de grandes filmes como, Tintorera em 1977; The Blue Lagoon em 1980; Conan the Barbarian em 1982; Conan the Destroyer em 1984; Flesh & Blood em 1985; RoboCop em 1987; The Hunt for Red October em 1990; RoboCop 3 em 1993; Free Willy em 1993; Starship Troopers em 1997; Les Miserables em 1998; Crocodile Dundee in Los Angeles em 2001 e finalmente The Legend of Butch and Sundance em 2003 que são alguns dos filmes que eu conheço.

Ao longo destes trinta anos este compositor em média criou quase dois filmes ao ano, sendo que em 1983 e 1989 e 1997 foram 3 filmes em cada ano e em 1984 e 1996 foram 4 filmes em cada ano e se analisarmos friamente a situação, independente da trilha ser ou não escutável, pois algumas podem estar inseridas na segunda hipótese, temos que levar em conta que este gênio da música tem inspiração e talento transbordando dentro do cérebro para criar tamanha quantidade de música em um curto espaço de tempo, realmente não tarefa para qualquer um mortal.

Conan o Bárbaro, é um filme épico e sua trilha não poderia ser diferente, dada a grandiosidade das cenas do filme e que independentemente do talento de seu astro principal que tinha certa dificuldade em articular as palavras, conseguiu agregar valor às cenas em conjunto com esta fantástica trilha sonora.

Esta obra teve o apoio de uma orquestra de noventa músicos e vinte e quatro vozes que deram vida a este filme de poucos diálogos e cenas épicas recheadas com muita violência e terror.

Em geral eu tenho muita restrição às trilhas sonoras sem a sinergia das imagens, mas neste caso é possível escutar da primeira a última faixa tranquilamente, tendo em vista que estamos nos referindo a músicas de verdade e não a sons que complementaram alguma cena.

Track-list:
1. Anvil Of Crom
2. Riddle Of Steel / Riders Of Doom
3. Gift Of Fury
4. Wheel Of Pain
5. Atlantean Sword
6. Theology / Civilization
7. Wifeing (Love Theme)
8. The Leaving / The Search
9. Mountain Of Power Procession
10. The Tree Of Woe
11. Recovery
12. The Kitchen / The Orgy
13. Funeral Pyre
14. Battle Of The Mounds
15. Death Of Rexor
16. Orphans Of Doom / The Awakening

Link.

"Conan the Barbarian"

4 comentários:

  1. Olá gostaria de saber qual é a música do episódio em que o Conan enfrenta um monstro que a princípio é uma estatua e que quando recebe o chifre ele ganha vida.. ja fazem tantos anos que vi este seriado que não me lembro o nome do episódio, mas a música é inesquecível!

    ResponderExcluir
  2. Xanda,

    A trilha que você está querendo é do filme, "Conan - O Destruidor", que foi o segundo filme da série......

    A trilha deste filme eu não tenho no meu acervo, mas não será difícil de você conseguir...

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. a trilha sonora a qual xanda teixeira descreve é sem dúvida uma das melhores gostaria muito de saber! como eu consigo.

    ResponderExcluir
  4. José,

    Siga este link: http://www.4shared.com/rar/crwSwcdR/CONANDESTROYSCORE.html

    A senha é: robbymccarter

    Boa audição,

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails