26 de abr. de 2010

YES - "Close to the edge" - 1972

De volta a saga Yes, "Close to the edge" é o quinto trabalho produzido pela banda com a responsabilidade de no mínimo ser tão bom quanto os dois últimos álbuns editados, o "The Yes Album" e o fantástico "Fragile" que não faz jus ao nome, pois ao contrario e muito forte e consistente. Tarefa difícil, não? Não mesmo em se tratando de uma banda como o Yes.

A maior prova disto é que a banda não procurou fazer um álbum comercial, tanto é que só tem três faixas, pois dada a complexidade dos temas abordados, é o que coube em um bolachão de vinil (LP). Muitos anos depois é que algumas musicas foram acrescentadas como bônus para ocupar melhor o espaço disponível em um CD.

O álbum abre com a suíte tema "Close to the edge", belíssima, carismática, variada ao extremo, coisa dos deuses do progressivo, isolada em sua grandeza, pois reinava sozinha no lado "A" de um (LP), em resumo impecável. Na seqüência as músicas "And You and I" e "Siberian Khatru" que fechavam com chave de ouro o álbum.

O único fato negativo deste álbum foi a saída de Bill Bruford que após as gravações  deste álbum decidiu ir tocar com o King Crimson, mas por outro lado, a entrada de Alan White seu substituto deu novo vigor para banda e mais um talento foi absorvido pelo YES.


 "Close to the edge" -Parte 1
"Close to the edge" -Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails