15 de abr. de 2010

EUMIR DEODATO - "Prelude"

Como já havia comentado há algum tempo atrás, Eumir Deodato fez um arranjo jazzístico para "Also Sprach Zarathustra" de Richard Strauss que está no álbum "Prelude" gravado em 1973.

Eu me sinto obrigado a fazer um "mea culpa", pois na postagem de 04/04/2010  para o álbum "Deodato In Concert Airto" eu havia citado que este álbum havia sido gravado em 1972, o que não está correto.

Não vou nem perder tempo em ficar fazendo elogios ou coisa parecida para Eumir Deodato porque é chover no molhado. O cara é gênio e pronto.

Acredito até que cada vez que "Also Sprach Zarathustra" é tocada, Richard Strauss dentro de seu ataúde se vira puto da vida porque nasceu uns 200 anos antes desta versão.

E brincadeiras a parte, se esta versão é fantástica, é porque a sua origem e essência partiu também de outro gênio da música que é Richard Strauss.

Justiça feita para os dois gênios muisicais, então vamos falar de "Prelude" que é um álbum belíssimo, recheado de músicas de primeiríssima qualidade, sem dúvidas um belo presente aos nossos ouvidos.

É tipo de álbum que é um bom motivo para reunir os melhores amigos e amigas e promover uma noite de queijos e vinhos, regada a base de "Romanée-Conti", escutado em ambiente de home-theater 7.1 para não se perder um único detalhe.

Este álbum é coisa muito fina, não pode ser acompanhado por vinho "Sangue de Boi" pelo amor de Deus.

Quando digo isto tudo, não é a toa, pois vejam  só a seleção de músicos que produziram este álbum:
Eumir Deodato: Electric Piano
John Tropea: Guitars (Solos)
Ron Carter: Electric & Acoustic Bass
Stanley Clarke: Electric Bass
Jay Berliner: Guitar
Billy Cobham: Drums
Airto Moreira : Percussions
Hubert Laws: Flutes
Marvin Stamm: Trumpet

Este grupo forma uma constelação de estrelas que merecem todo o nosso respeito, carinho e admiração.
Set-list:
1. Also Sprach Zarathustra
2. Spirit Of Summer
3. Carly & Carole
4. Bubbles, Bangles & Beads
5. Prelude To The Afternoon Of A Faun
6. September 13



Como fiquei na dúvida de qual vídeo postar, ai estão dois vídeos que encontrei no Youtube da mesma música tocados em épocas bem diferentes mas com resultados surpreendentes.  

Eumir Deodato & The Heritage Orchestra - "Also Sprach Zarathustra"

TV Cultura - "Also Sprach Zarathustra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails