8 de set. de 2020

VELUDO - A história de uma Banda - 2020

 CAPÍTULO IV - "Tema das Aves" 



Chegando ao quarto capítulo de dessa incrível história, da não menos incrível Banda VELUDO, nós nos deparamos mais uma vez com uma música de matriz temática complexa, criada e maturada ao longo de uns 25 anos por Nelsinho Laranjeiras, Paul de Castro e Antonio Giffoni, intitulada, “Tema da das Aves”

Com arranjos sinfônicos muito bem alinhavados para suportar a variação de temas que foram incorporados até chegar ao que agora ouvimos, esta música nos remete a um sentimento de liberdade, um vôo livre no nosso imaginário e, como gosto de comentar, proporcionaram mais uma viagem sem sair do lugar, com direito a janelinha e tudo mais. 

Esta versão que é a trilha sonora deste vídeo, foi extraída da legendária apresentação da Banda VELUDO quando da comemoração dos 50 anos de existência do Teatro Ipanema em 28 de novembro de 2018. 


Nesta ocasião, estava composta pelos seguintes músicos, Nelsinho Laranjeiras (Direção Musical e baixo); Antonio Giffoni (guitarra); Sérgio Conforti (bateria); Ronaldo Scampa (flauta, gaita e voz) e Silvio Romero (guitarra e violão), e como convidados especiais, Silvio Mazzei (vocal solo) Fernando Vinhas (teclados)

História da composição 

“Anos 90. Nelsinho Laranjeiras tinha acabado de produzir o histórico CD “Veludo ao Vivo”. Esse trabalho contou com o apoio do pesquisador e colecionador Zaher Zein. Após sua conclusão, nova proposta foi feita. 

O Sr. Zaher sugeriu que Nelsinho gravasse tudo que a memória ainda guardava e, quem sabe, fazer um novo trabalho a partir disso. Nelsinho pôs-se a trabalhar no novo projeto. 

Como imaginou arranjos com profusa utilização de teclados, emulando orquestras, além de órgão e Mini Moog, encontrou em Antonio Giffoni o músico certo. 

“Tema das Aves” reúne várias passagens musicais criadas ao longo dos anos, ou seja, de antes, durante e após o fim do Veludo. Nelsinho compôs e organizou as várias partes, mas inseriu uma composição de Paul de Castro que faz parte da música “A Chama da Vida”, presente no CD “Veludo ao Vivo”. 

Porém, tudo isso era apenas uma “demo” dos anos 90, e o projeto ficou esquecido por 25 anos. Em 2015 ao rever antigos arquivos musicais no seu computador, Nelsinho se deparou com esse trabalho. 

Mostrou para Giffoni, que se impressionou com o que ouviu. Decidiram que essa música tinha que entrar no CD que estava sendo finalizado. E assim foi feito. 

E por que “Tema das Aves”? Nelsinho lembra que esse era o nome dado ao tema principal que norteia a música do começo ao fim, e que foi inspirado no livro que conta a história de Fernão Capelo Gaivota. Um voo para a liberdade explorando limites.” 

BANDA VELUDO




LINKS DA BANDA

Tidal: https://tidal.com/browse/artist/5416022

Spotfy: https://open.spotify.com/artist/4OYkC0MLwDNh5JvUCCezvY

Instagran: @bandaveludo (Aqui é possível adquirir o CD!)

Facebook: Banda Veludo

Contato para Shows: nelsonlarajeiras@hotmail.com  

RENAISSANCE DISCOS
Rua Conde de Bonfim, 615 - loja 109 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Whatsapp: 21- 99776-6973 - Claudio Fonzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails