27 de jan. de 2012

SUPERTRAMP - "Milwaukee Arena" - 1979

Surpreendentemente tenho notado uma sistemática procura aqui no blog por trabalhos do Supertramp, o que para mim está sendo uma gratíssima surpresa, pois a banda sempre foi considerada pelos “especialistas” no assunto, como o segundo escalão do rock progressivo, o que é um grande equívoco, levando-se em conta que o grupo nunca teve a intenção de produzir ou mesmo produziu este tipo de música em qualquer tempo. 

Algumas referências ao estilo da banda são direcionadas a um pseudo “Art-Rock”, que no meu entendimento, é o equivalente ao “Pop” dos anos setenta, com grupos cantando em coro, com arranjos e letras muito bem elaboradas e uma produção musical impecável, projetando estes grupos internacionalmente, uma vez que este tipo de música era um prato cheio para as rádios FM’s na época, o que acelerava mais ainda a divulgação e a inclusão destas bandas no dia-a-dia das pessoas. 

E neste ponto, o Supertramp saiu na frente, pois realmente são os melhores nesta vertente, que eu incluiria também o “Eletric Light Orchestra”, que tem tendências mais sinfônicas e que nunca chegaram a flertar com o movimento progressivo, mas que comercialmente, fugiam do foco das rádios que queriam músicas mais fáceis de ser escutadas. 

A leitura que faço disto tudo, relativo ao Supertramp, é que a banda foi injustiçada a vida toda, pagando por um crime que nunca cometeram, ou seja, taxados por muitos como uma banda de rock progressivo, quando na verdade faziam um elegante e sofisticado Pop que cativava o ouvinte de primeira, com belíssimas canções, que hora, eram mais ou menos dançantes, mas em geral eram lindas baladas que fizeram a trilha sonora da juventude de muito marmanjo. 

Então, para justificar o blá blá blá dos parágrafos acima e matar um pouco a saudade que esta banda deixou, nós temos o bootleg, “Milwaukee Arena”, gravado em uma audição da banda em março de 1978, nos EUA, trazendo um elenco de músicas que é o melhor já havia sido produzido até então. 

A banda nesta apresentação contou com a formação dos quatro últimos álbuns de estúdio anteriores ao show, que são “Crime of the Century”, “Crisis? What Crisis? ”, “Even in the Quietest Moments” e “Breakfast in America”, que reúnem uma boa parte das melhores músicas da discografia da banda, uma vez que ainda iam produzir até a metade da década de oitenta um outro álbum muito bom chamado, “... Famous Last Words..., porém os outros álbuns que vieram depois, já não tinham mais a mesma força criativa que sempre guiou os caminhos da banda. 

Um fato que chama muito a atenção na obra do Supertramp como um todo, é que seus álbuns têm um poder de atração muito forte em praticamente todos os álbuns, o que é difícil de acontecer, e este sentimento eu sinto muito presente nos que foram lançados entre os anos de 1974 a 1982 e é fato que, realmente eu os escuto da primeira a última faixa sem ter aquela vontade de pular uma ou outra música. 

Desta farta seleção musical, eu destaco, “Give A Little Bit”; “Dreamer”; “Another Man’s Woman”; “School”; “Sister Moonshine”; “ From Now On....” e “A Soapbox Opera”, que são as que mais eu me identifico, mas a rigor todas as músicas sem exceção são muito boas eu gosto muito. 

Finalizando, “Milwaukee Arena” é uma boa oportunidade para se ter contato com uma música de fácil aceitação, sem ser banal, mas com um conteúdo artístico muito forte, que com certeza vai agradar a quem não conhece o trabalho da banda e para os familiarizados com o grupo, vai trazer de volta um delicioso passado. 

ALTAMENTE RECOMENDADO !!!!

Band:
Rick Davies: Keyboards & Vocals
Roger Hodgson: Guitars, Keyboards & Vocals
Bob Siebenberg: Drums
John A. Helliwell: Sax, Woodwinds & Vocals
Dougie Thomson: Bass


Tracks:
Disc 1
01 School
02 Ain’t Nobody But Me
03 The Logical Song
04 Goodbye Stranger
05 Sister Moonshine
06 Oh Darling
07 Hide In Your Shell
08 From Now On....
09 Child Of Vision
10 Even In The Quietest Moments
11 A Soapbox Opera


Disc 2
01 Asylum
02 Give A Little Bit
03 Bloody Well Right
04 Breakfast In America
05 Dreamer
06 Rudy
07 If Everyone Was Listening
08 Another Man’s Woman
09 Fool’s Overture (cuts at start)
10 Two Of Us
11 Crime Of The Century


LINK


"Crime Of The Century"

"Give A Little Bit"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails