16 de mai. de 2011

JON & VANGELIS - "Chronicles" - 1994

Voltando as duplas, uma bem interessante é a formada por Jon Anderson e Vangelis, onde cada um doa o que tem de melhor, o talento nato para a música, e isto está muito bem caracterizado nesta compilação intitulada de "Chronicles", editada em 1994 que reúne suas melhores músicas ao longo de mais de dez anos de uma parceria que é esporádica, pois acontece sempre nos intervalos dos compromissos de suas bandas principais, mas em meu entendimento, deu certo. 

Muitos não gostam desta parceria, o que é absolutamente normal, pois não é possível agradar a todos o tempo todo, porém não custa nada abrir um pouco a mente e os ouvidos e dar uma chance a estes dois extraordinários músicos, pois "Chronicles", sugestivamente nos remete a músicas que nos revelam em forma de crônicas, algumas histórias da época em que foram feitas. 

A varredura que esta compilação faz na obra da dupla, dá para se ter uma idéia da evolução que suas composições foram tendo ao longo de mais de uma década de trabalho conjunto, que se iniciou em 1979, com o lançamento do álbum "Short Stories" que trazia a bela canção "I Hear You Now".

Dai por diante, foram mais três álbuns exclusivos, algumas compilações como esta e algumas participações especiais em discos solos de ambos os músicos. 

Escutar as músicas de "Chronicles", para mim, antes de tudo, é um prazer e uma oportunidade em mexer com boas lembranças do meu passado que são reativadas quando eu às escuto, ou simplesmente um convite para a aproximação com uma boa música, feita antes de tudo, por dois excelentes compositores com um passado individual incontestável, o que credencia estas músicas. 

As músicas que mais chamam a minha atenção por sua poesia e lirismo são: "He Is Sailing"; "State Of Independence"; "Deborah"; "I Hear You Now" e "The Friends Of Mr. Cairo", pois são músicas fáceis de encantar por sua simplicidade estrutural e pelo clima que Vangelis consegue imprimir com seus teclados e Jon Anderson com sua voz única e etérea, dá o sopro de vida às composições, elevando estas melodias a uma nova dimensão musical.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!


Musicians:
Jon Anderson
Vangelis


Tracks:
01. I Hear You Now
02. He Is Sailing
03. Thunder
04. Beside
05. Birdsong
06. A Play Within A Play
07. And When The Night Comes
08. Deborah
09. Curious Electric
10. The Friends Of Mr. Cairo
11. Back To School
12. Italian Song
13. Polonaise
14. Love Is
Bonus Track
15. State Of Independence

LINK
"I Hear You Now"

"He Is Sailing"

"The Friends Of Mr. Cairo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails