14 de jul. de 2010

GENTLE GIANT - "Playing The Fool Live" - 1976

Pelo tempo que o blog está aberto já deveria ter postado algo sobre o Gentle Giant e para corrigir esta imperdoável falha e limpar a minha barra, nada melhor do que começar com "Playing The Fool Live" que é um álbum gravado ao vivo em 1976, reunindo o que há de melhor da música do Gentle Giant.

O Gentle Giant foi formado em 1970 pelos loucos irmãos Shulman, Derek, Ray e Phil que associados a Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green formando sua base inicial com pequenas mudanças ao longo do tempo, produziram doze álbuns até 1980 quando houve a dissolução do grupo.

Eu nem atrevo a fazer comentários a respeito das músicas contidas neste álbum, pois me considero incapaz para esta tarefa, deixando este pesado fardo para quem por ventura leia este artigo e tenha o interesse em tirar suas próprias conclusões sobre o álbum e a banda, deixando um espaço aberto no blog para quem quiser externar sua opinião publicamente.

Mas vale um aviso para quem nunca teve um contato com as músicas do Gentle Giant (se é que é possível), prepare-se, pois a música deles não é para qualquer um ouvinte, pois inicialmente ela é de difícil digestão auditiva dada a sua extrema complexidade construtiva com sua estrutura musical baseada em tons desarmônicos (escutem Free Hands) o que leva algum tempo para treinar o ouvido, não sendo admitidas concessões de espécie alguma para ouvintes casuais.

Passada esta fase, posso garantir que estarão diante de um dos maiores expoentes da cena musical progressiva dos anos setenta, uma super banda que até hoje arrebata uma imensa legião de fãs pelo mundo a fora e o que é mais intrigante é que a cada dia que passa está legião só aumenta, significando que grande parte dos fãs nem era vivo quando a banda estava na ativa há trinta anos passados.

Dizer que este álbum ou a banda são altamente recomendáveis, etc etc e etc....é chover no molhado, mas como sou teimoso e prolixo, digo sem dó nem piedade: escutem muito este álbum!!!! É uma obra prima, realmente imperdível.

Estiveram presentes neste álbum os músicos:

Gary Green: electric and acoustic guitar, 12 string guitar, vocals, percussion;
Kerry Minnear : keyboards, cello, vibes, tenor recorder, vocals, percussion;
Derek Shulman: vocals, alto sax, descant recorder, bass, percussion;
Ray Shulman : bass, violin, acoustic guitar, descant recorder, trumpet, vocals, percussion;
John Weathers: drums, vibes, tambour, vocals, percussion;


Track List:
1. Introduction (0:37)
2. Just The Same (5:20)
3. Proclamation (3:41)
4. Valedictory (1:38)
5. On Reflection (Rearranged) (6:27)
6. The Boys In The Band (15:38)
7. Funny Ways (8:31)
8. The Runaway (3:54)
9. Experience (5:37)
10. So Sincere (5:15)
11. Drum And Percussion Bash (5:03)
12. Free Hand (7:39)
13. Sweet Georgia Brown (1:19)
14. Peel The Paint (1:33)
15. I Lost My Head (5:57)

Link.

"I lost my head"
"Just The Same"
"Free Hand"

2 comentários:

  1. Gentle Giant é de outro mundo. Levaram a música pop ao nível de composições clássicas. Infelizmente, são pouquíssimo conhecidos por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, é o que justifica a existência dos milhares de Blogs, que tem como único objetivo, divulgar a cultura......

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails