29 de ago. de 2013

GENTLE GIANT & YES - "Live At PNE Coliseum - Vancouver" - 1976

Gentle Giant & Yes juntos em uma única apresentação, é um presente dos Deuses da música que só poderia acontecer mesmo nos anos de ouro do rock, claro, os eternos anos setenta, com toda a sua magia e misticismo.

As bandas que são representantes de um mesmo movimento musical atuam de forma diametralmente opostas, obtendo cada uma a sua maneira, um resultado surpreendentemente positivo, portanto, ficamos diante de uma apresentação especialíssima e rara de acontecer. 

Este show aconteceu no PNE Coliseum, em Vancouver, Columbia Britânica, Canada em julho de 1976 e o show  foi aberto com a presença do Gentle Giant no palco, apresentando seus grandes sucessos como, Just the Same, Proclamation, Free Hands, Octopus e dando uma mostra do que seria o álbum “Interview” com a música “I lost My Head”.

O Gentle Giant tem seu merecido reconhecimento, principalmente por seu estilo único em utilizar tons desarmônicos ao compor suas músicas e também por reunir músicos tão ecléticos e refinados como os irmãos Shulman, Derek e Ray, bem como Kerry Minear, Gary Green e John Weathers, presentes neste bootleg, mas lembrando de que também passaram pela banda, Phil Shulman, Martin Smith e Malcolm Mortimore.

Infelizmente estiveram em atividade apenas entre os anos de 1970 até 1980, produzindo onze álbuns de estúdio, dezoito álbuns de shows que foram sendo lançados a partir de 1977, com o legendário “Playing the Fool” e os demais até 2009, bem como sete coletâneas contendo seus melhores trabalhos.

Quanto a este show, como sempre tiveram uma apresentação impecável e bem humorada, aliás, outra marca registrada da banda, que prima por shows bem dinâmicos e divertidos para o deleite de  sua não menos eclética legião de fãs.

Na sequência, vem o Yes, carregado de toda a sua força e magia, mesmo sem a presença de Rick Wakeman que a esta altura estava em turnê solo e tinha sido substituído pelo franco-suíço, Patrick Moraz, que teve participação fundamental em um dos álbuns mais aclamados da banda, “Relayer”, que havia sido lançado em 1974, sendo ele o único músico que conseguiu suprir a falta de Rick Wakeman no comando dos teclados do Yes.

Nesta apresentação, temos praticamente todas as peças de “Relayer”, inclusas, com a exceção de “To be over”, mas curiosamente, “Ritual”, peça importante de “Tales From Topographics Oceans” está inclusa na íntegra e por sinal muito bem executada, assim como Siberian Khatru, I've Seen All Good People, Heart Of The Sunrise, Long Distance Runaround e solos de Patrick Moraz, Jon Anderson e Steve Howe.

Comentários sobre shows do Yes nos anos setenta são totalmente desnecessários e sem sentido, pois não há mais o que dizer a respeito por razões óbvias, entretanto, este show em particular, será a ligação e o motivo necessário para justificar a próxima postagem de um bootleg do Yes, pois mesmo desfalcado de um músico de peso como Rick Wakeman, a magia e o poder de atração da música não se perderam, pois havia sinergia entre os músicos, portanto, este álbum certamente é um grande convite ao contato com a música do Yes em um de seus melhores momentos.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Gentle Giant:
Gary Green / guitars
Kerry Minnear / keyboards
Derek Shulman / vocals, saxes
Ray Shulman / bass, violin
John Weathers / drums

Yes:
Jon Anderson / vocals
Chris Squire / bass and vocals
Patrick Moraz / keyboards
Alan White / drums
Steve Howe / guitars and vocals


Tracks:
CD 1 (Gentle Giant) 
01 Just The Same
02 Proclamation
03 Valedictory
04 Excerpts From 'Octopus':
 (The Boys In The Band, Raconteur Troubadour, Acquiring The Taste, Knots, Organ Bride, The Advent Of Panurge)
05 So Sincere / Drum Solo
06 Free Hand
07 Peel The Paint / I Lost My Head (interview)
CD 2 (Yes)
01 Apocalypse
02 Siberian Khatru
03 Sound Chaser
04 I've Seen All Good People
05 The Gates Of Delirium
CD 3 (Yes)
01 Long Distance Runaround
02 Patrick Moraz Solo
03 Steve Howe Solo
04 Jon Anderson Solo
05 Heart Of The Sunrise
06 Introduction To Ritual
07 Ritual
08 Roundabout (incomplete)


GENTLE GIANT
   
 YES
 

2 comentários:

  1. Os links já eram...
    não estão funcionando mais.
    os bandidos chegaram antes.
    Mas valeu.
    O som do show é bom ou apenas razoável?
    Aquele Abraço.
    Sidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidão,

      O som está perfeito, muito bom mesmo.

      Vou providenciar novos links e disponibilizá-los aqui.

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails