28 de abr. de 2011

FOCUS - "Sylvia" - 1975

Já tem um bom tempo que eu não postava algum trabalho do Focus, portanto ai está o bootleg, "Sylvia", gravado em uma apresentação na cidade de Tókio no Japão em junho de 1975, porém existe uma referência a este bootleg que indica que na verdade esta apresentação teria acontecido em julho de 1974, mas esta diferença cronológica pouco importa. 

As músicas não poderiam ser melhores, aliás, para ser bem honesto, o álbum, não poderia ser melhor, pois têm o peso da banda com sua formação clássica, totalmente sintonizada, performática ao extremo, fazendo complicadas improvisações, sobre complicados arranjos, transformando o que por natureza já era muito bom em algo muito melhor, um presente de valor inestimável. 

Voltando às musicas, só pelo título do álbum é possível saber o que se pode esperar, logicamente músicas que invadem nossa privacidade com um convite irresistível para mais uma mágica e lisérgica viagem, durante mais de uma hora, conduzido por uma sonoridade única, uma entidade musical chamada Focus

A coisa é tão séria que logo de cara somos seqüestrados da realidade para a ficção com a música "Focus II" que abre o show e está executada de forma impecável, para logo em seguida dar entrada à "Sylvia" com uma introdução no mínimo muito peculiar. 

Em seguida, a música "Harem Scarem" mantém a tônica do espetáculo e serve para abrir o caminho para uma música, inédita para mim, que nem nome têm, talvez um improviso feito sob o calor dos holofotes, mas de qualquer forma uma bela música. 

Na seqüência temos, Tommy, Birth, Hamburger Concerto e Hocus Pocus que dispensam maiores apresentações ou comentários, pois são clássicos do rock progressivo, mas posso dizer que execução delas está fantástica, um primor, músicas que merecedoras de todos os elogios possíveis. 

Apesar do Focus com formação clássica ser uma unanimidade como um grupo musical, tanto Jan Akkerman como This Van Leer se destacam dos demais por razões obvias, o primeiro por ser uma das guitarras mais bem tocadas do planeta e o segundo por sua inconfundível voz, sua flauta mágica e seu maravilhoso órgão Hammond que tão bem domina, portanto, este destaque é uma coisa natural dentro da banda, sem exageros ou exibicionismos baratos. 

Finalizando, não há nada mais a dizer sobre esta apresentação e a banda, senão que estamos à frente daqueles álbuns, inesquecíveis e que se perpetuam em nossas mentes.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!


MUSICIANS:
Jan Akkerman - guitars;
Bert Ruiter - bass, backing;
Pierre van der Linden - drums;
Thijs van Leer : keyboards, flute, vocals

TRACKS:
01. Focus II
02. Sylvia
03. Harem Scarem
04. Untitled
05. Tommy
06. Birth
07. Hamburger Concerto
08. Hocus Pocus

LINK

"Hamburger Concerto - parte 1"

"Hamburger Concerto - parte 2"

Um comentário:

  1. Ouvi esse bootleg, excelente!
    Salvo engano essa faixa "Untitled" tem alguns trechos da música My Sweetheart, que viria no álbum Mother Focus, em 1975.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails