29 de mar. de 2011

PINK FLOYD - "Rehearsal - 1970"

Esse é um daqueles bootlegs que não tem muita informação e para ser mais honesto, sem informação alguma e escutando algumas vezes me pareceu ser mais uma gravação de uma sessão de ensaio e não uma apresentação pública do Pink Floyd, portanto tomei a liberdade de alterar de "Live 1970" para "Rehearsal - 1970", mesmo porque não há manifestação alguma de uma platéia ao fundo. 

O local das gravações é incerto, porém há uma indicação que sua  remasterização foi feita no Studio 7, em Nápoles, Itália, também em data desconhecida, tendo apenas como referência o ano de 1970, o que me levou a algumas indagações, pois em entre março e agosto era gravado o álbum, "Atom Heart Mother" que foi lançado somente em outubro de 1970, o que daria cobertura para "If" e a própria "Atom Heart Mother"

Curiosamente aparecem também nesta compilação as músicas "One Of These Days" e "Echoes" com algumas diferenças em relação ao álbum de estúdio, "Meddle" o que é perfeitamente normal, pois seu período de gravação foi de janeiro a agosto de 1971, com seu lançamento ocorrido oficialmente em outubro deste mesmo ano, mas o estranho é encontrar músicas como "Green Is The Color", "The Narrow Way" e "Let There Be More Light" que fizeram parte de lançamentos anteriores a 1970 e até "The Embryo" que nunca teve uma gravação de estúdio também está presente nesta seleção de músicas, o que leva a crer que este bootleg é uma reunião de gravações acontecidas em épocas diferentes e não todas em 1970 como eu supunha a princípio. 

Obviamente toda esta narrativa é um puro divertimento e vontade de tentar conhecer um pouco mais como funcionava a loucura do processo criativo de uma banda como o Pink Floyd, que viveu nos lisérgicos anos setenta, portanto o importante nisto tudo são as músicas que é o meu principal objetivo e acredito que o de todos também, principalmente em desfrutar de audições diferentes das que oficialmente foram lançadas. 

A música "Atom Heart Mother" que é uma das que mais gosto, está com um arranjo de metais muito rico e interessante, apenas um pouco diferente do que foi lançado oficialmente, mas suficiente para se perceber as diferenças. 

A quem se deu ao trabalho de obter e montar esta coletânea de gravações, que é um documento histórico da banda, só nos resta agradecer muito por esta inestimável iniciativa cultural. 

Formação:
Roger Waters - voz e baixo
David Gilmour - voz e guitarra
Richard Wright - voz e teclados
Nick Mason - bateria
Sid Barrett - voz e guitarra (???)

Tracks:
01. Green Is The Color - 3'10
02. The Narrow Way - 4'09
03. Let There Be More Light - 3'32
04. If - 4'21
05. One Of These Days - 6'04
06. Echoes - 17'03
07. The Embryo - 6'59
08. Atom Heart Mother - 9'51


"One Of These Days"

"Echoes"

"Atom Heart Mother"


4 comentários:

  1. Apesar do nome, não são gravações de ensaios, e sim, gravações pra BBC, ao vivo, no Paris Theater (em London Town...), 1970 & 1971, COM PÚBLICO!
    As palmas foram (in)devidamente cortadas.
    Existem Boots com a integra & mais bem gravados.
    O de '70 saiu em varias versões boot, um deles se chama "Libest Spacement Monitor". Sugiro (San):
    http://www.seedfloyd.fr/telechargement
    Tem tudo (ou quase) de Floyd, inclusive Syd, David, etc (solo)
    Amplexos floydianos
    TTERRAB DYS

    ResponderExcluir
  2. Poxa, essa eu não sabia......

    E como realmente o fundo está completamente limpo, a impressão que tive é que eram gravações de ensaios.....

    Valeu pelas dicas....

    Abraços,


    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Caro Gustavo,

    Primeiramente, seu blog anda cada vez melhor.Grandes e raros posts; melhores resenhas ainda!

    Estou baixando este... Muito preciosa tb a informação do anônimo.

    Existe uma gravação de "Embryo" em estúdio. Inclusive postei o vídeo dela, está postado no meu blog, dos delírios. "Embryo" foi lançada na coletânea "Works", de 1983. É a única música indédita do disco. No album consta, se não me engano, que ela foi gravada em 1970. No entanto, já ouvi falar q foi gravação de 1968. É um mistério a gravação desta canção, que não foi lançada como single.

    Tudo de bom!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Roderick,

    É sempre um prazer em tê-lo por aqui......

    Vindo de uma pessoa como você, este, elogios, o espaço aqui ficou pequeno, pois o ego tomou conta do pedaço...... (hahahah)....., muito obrigado mesmo pelas palavras, são um combustível para continuar postando e escrevendo.....

    Na verdade eu me enganei completamente nesta resenha, pois imaginei uma coisa e realmente era outra e graças ao "Anônimo" a verdade histórica foi restabelecida....

    Se não me falha a memória acho que assistí a este vídeo em seu blog a um tempo atrás e realmente é um mistério a origem desta música, coisa bem típica do Pink Floyd........

    Meu amigo, volte sempre, pois sua presença é muito importante para todos .......

    Grande abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails