3 de set. de 2010

GUDDAL & MATTE - "Genesis For Two Grand Pianos Vol 2" - 2005

Dando sequência a postagem anterior, apresento agora o segundo álbum tributo ao Genesis, intitulado "Genesis For Two Grand Pianos Vol 2" - 2005", editado em 2005, da mesma dupla de noruegueses GUDDAL & MATTE.

Conforme prometido, fui até o blog SOM MUTANTE do amigo Dead or Alive e restabeleci a ordem das coisas, deixando um forte abraço para velho lobo que sempre nos presenteia com suas resenhas e postagens sempre feitas com material de altíssima qualidade. 

Neste segundo volume a qualidade musical deste álbum tanto na escolha do repertório quanto em sua execução são perfeitas, coisa de gênio(s) e considero inclusive o repertório deste álbum bem mais difícil de adaptar o arranjo do que o anterior.

A música "Seven Stones" é tocada de forma tão especial que a impressão que dá é que estamos ouvindo Peter Gabriel cantar, pois a letra da música vem a mente como se realmente estivéssemos escutando a gravação original, o mesmo acontecendo com "The battle of epping Forest" que também está perfeita em sua execução.

Este álbum como o anterior, merece destaque em todas as suas faixas, pois é difícil escolher uma música no meio de tantas que estão no mesmo patamar de dificuldade e curiosamente nesta compilação, duas fases distintas do Genesis estão presentes, ou seja, antes e depois da era Peter Gabriel, mas que com a criatividade e a genialidade de GUDDAL & MATTE à frente dos pianos estas duas eras foram fundidas em uma só que representa o próprio Genesis.

Eu me pergunto se um trabalho como este consegue atingir tão alto nível de beleza musical apenas por conta do talento e criatividade desta dupla ou se a origem das músicas já é tão boa que qualquer coisa que se faça em cima dá certo e pronto ou mesmo ainda se num caso como este há uma química especial entre a música original e seus executores que corajosamente ousam modificar sua estrutura original para adaptar para uma versão acústica como esta.

O parágrafo anterior teve como música de fundo e inspiração, "The cinema show", que está simplesmente de arrepiar, que coragem estes dois músicos tiveram, não há quem resista a uma música como esta, fico imaginado como seria assistir ao vivo de uma apresentação com estes dois gênios a frente de seus pianos dando uma verdadeira aula de interpretação musical, coisa de gênio mesmo.

Track-list:
1. Me and Sarah Jane (6:33)
2. Seven Stones (4:58)
3. The Lamb lies down on Broadway (5:15)
4. The Battle of Epping Forest (11:09)
5. Blood on the Rooftops (5:30)
6. Eleventh Earl of Mar (7:25)
7. The Cinema Show (11:10)

NEW LINK

Eu ja tinha terminado de escrever o texto quando fui a caça de uns vídeos para complementar esta postagem e me deparei com estes vídeos que algum louco concatenou o audio dos pianos  de GUDDAL & MATTE com a voz de Peter Gabriel nas versôes originais de estúdio, ficando fantástica esta união.

Parabéns a esta alma iluminada que produziu  e postou estes áudio-vídeos.

"The Battle of Epping Forest"
"The Cinema Show"

Um comentário:

  1. Por favor, puedes volver a subir el link de "Genesis para dos pianos II"? Hace mucho que lo busco... Gracias. Muy bueno tu blog!

    Pablo, Argentina

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails