6 de abr. de 2010

JEAN LUC PONTY - "Cosmic Messenger" - 1978

Jean Luc Ponty, nascido em setembro de 1942 em Avranches - França é compositor, músico violinista, teve seu primeiro trabalho editado em 1964, de um total de 29 álbuns sendo o último de 2007.

Já esteve ao lado de lendas do Jazz e do rock como Stephane Grapelli, John Maclouglin e Frank Zappa entre outros.

Sua inspiração jazzística é  principalmente impulsionada pelas obras  de Miles Davis e John Coltrane.

Fruto de uma família de músicos, Jean Luc Ponty aprendeu a tocar violino com o pai e piano com a mãe, teve forte formação clássica, pois estudou na "Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris", formando-se aos dezesseis anos, obtendo o mais alto grau já concedido pela instituição.

Curiosamente Jean Luc Ponty enquanto ensaiava com a orquestra sinfônica "Concerts Lamoureux" onde atuou por três anos, dava seus primeiros passos rumo ao jazz-rock tocando em clubs e pubs nos arredores de Paris até as três da manhã quase que diariamente.

Falando especificamente de "Cosmic Messenger", pode se considerarque é um álbum muito fácil de ouvir, carismático pela sua simplicidade, com músicas não muito extensas, com harmonizações suaves entremeadas por momentos de grande excitação que deixam o ouvinte bem atento ao desenvolvimento das músicas.

Ele não vem só, nunca, sempre muito bem acompanhado de verdadeiras feras da música e para nete álbum estiveram ao seu lado Jamie Glaser e Joaquin Lievano (guitarras); Allan Zavod (teclados) Ralphe Armstrong (baixo) Casey Scheuerell (bateria e percussão). São músicos escolhidos a dedo por ele que não são meros coadjuvantes, mas sim parte integrante de sua extensa obra.

Set-list:
1.Cosmic Messenger [4:38]
2.The Art of Happiness [4:33]
3.Don't Let the World Pass You By [6:23]
4.I Only Feel Good With You [3:05]
5.Puppets' Dance [3:40]
6.Fake Paradise [5:41]
7.Ethereal Mood [4:03]
8.Egocentric Molecules [5:44]


"Cosmic Messenger"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails