4 de abr. de 2010

AIRTO MOREIRA & EUMIR DEODATO - "DEODATO In Concert AIRTO - 1974

Passados 36 anos para comentar um trabalho que já foi amplamente divulgado, criticado, massacrado, idolatrado e tudo mais que possa ser dito é muita presunção não acham?

Não, mas não é mesmo, quando se trata de Airto Moreira e Eumir Deodato.

Depois de mim, muitos outros virão e com certeza terão coisas interessantíssimas a dizer, acrescentando detalhes e curiosidades que cercam a obra desses dois, dada a riqueza musical que os cerca.

Quem gosta de jazz, bossa nova, samba e baião, quando escuta esse álbum se identifica imediatamente com a sua musicalidade.

Comigo não foi diferente e o mais incrível de tudo é que eu só escutava rock. Este tipo de música nem pensar. Abriu para mim um leque de possibilidades musicais fantásticas.

Gente como Egberto Gismonti, Sérgio Mendes, Wagner Tiso e tantos outros não fariam parte da minha vida simplesmente por preconceito e principalmente por desconhecimento.

Quando escutei esse álbum pela primeira vez, acho que foi em 1978 (é isso mesmo, sou velho para cacete), ainda no formato LP, a gravadora era a Top - Tape (que saudade), um bolachão quadrifônico, foi uma porrada só e foi por acaso, pois achei a capa bonita (olha que situação). Pedi para dar uma escutada ao lojista e foram só uns 30 segundos, tempo mais que suficiente para comprar o bolachão. Tenho-o até hoje.

Mesmo só escutando rock progressivo e hard rock naquela época, que tem seu lado erudito com muito esmero nas composições e tudo mais e vem dois brazucas vindos do nada (pelo menos para mim naquela ocasião) botando pra quebrar com uma puta musicalidade, arranjos de dar inveja a qualquer um, foi bem impactante para mim.

Logo corri atrás do prejuízo para conhecer quem eram, o eles que já tinham feito, quanto tempo eu já tinha perdido. Eles em conjunto ou separadamente já tinham feito muita coisa desde o final dos anos 60.

Não foi tarefa muito fácil conseguir mais alguns álbuns, pois a exemplo de Sergio Mendes, eles conseguiram reconhecimento e destaque nos EUA e Europa e foram muito pouco divulgados no Brasil. Os discos eram importados, difíceis de conseguir e principalmente muito caros.

Este álbum em destaque, foi gravado no Madson Square Garden e contou também com a participação especial de Flora Purim.

Set-list:
1 - Do it again;
2 - Spirit of summer;
3 - Parana;
4 - Tropea;
5 - Branches;
6 - Baubles, bangles and beads;
7 - Skyscraper

Apenas para lembrar que a versão de "Also Sprach Zarathustra" de Richard Strauss composta em 1896 que está no álbum "Prelude", editado em 1972, com arranjos de Eumir Deodato é uma coisa de outro mundo. Vou posta-lo muito em breve.

Download  para "DEODATO In Concert AIRTO - 1974".

"Paraná" - Versão de estúdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails