11 de fev. de 2010

ELOY - Trilogia Progressiva


Banda de rock progressivo alemão, que em muitos momentos lembra a atmosfera psicodélica de Pink Floyd, mas que com muita propriedade imprime sua própria personalidade (space rock) em solos de sintetizadores e guitarras com pesada marcação do baixo e da bateria e é claro, o sotaque alemão nas músicas cantadas em inglês.

Uma boa maneira de começar a conhecer a banda ou matar as saudades dos velhos álbuns, é escutando a trilogia que se inicia com o “Power and the passion”, “Dawn” e finaliza-se com “Ocean”.

São álbuns produzidos entre 1975 a 1977, período em que fica evidente a vocação da banda para o rock progressivo de primeira linha (YES, ELP, Genesis, Pink Floyd, Camel e outros).

O período anterior a estes álbuns, tem uma relação muito próxima ao hard rock, que também merecem atenção, uma vez que, são álbuns conceituais e temáticos com intensa sinergia entre suas músicas. O destaque são os albuns “Inside” e “Floating”.

Os álbuns posteriores a este período, passaram por diversas vertentes do rock (eletrônica , pop, metal, sinfônica e progrock) com personalidade suficiente para serem bem conceituados pela crítica. O destaque fica por conta de “The tides return forever”, que será objeto de uma postagem futura.

A banda ao longo de sua história passou por várias formações, mas sua essência sempre permaneceu intacta na figura de Frank Bornemann fundador da banda em 1969 e presença certa em todos os albuns e marcante no ultimo álbum da banda, chamado  “Visionary”  editado no final de 2009.

Quem quiser conhecer tudo sobre a banda, é só acessar o site oficial  em  http://www.eloy-legacy.com/.

Trilogia:

Power and the passion













http://www.4shared.com/file/103195628/3b84792a/Power_and_the_Passion.html


Dawn













http://www.4shared.com/file/103163982/8dd9f78e/Dawn.html

Ocean


O links foram retirados do blog "Do Mato ao Progressivo" http://domatoaoprogressivo.blogspot.com/. Lá tem farto material a respeito de rock progressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails