26 de set. de 2018

PINK FLOYD - Brussels Affair - Brussels, Belgium - 1972

Pink Floyd nunca é demais e vez por outra, aparece algum bom bootleg sabe-se lá de onde, mas o que importa é que está sempre aparecendo alguma coisa legal da banda em torno dos anos setenta. 

Bem no primeiro CD, temos uma gravação de dezembro de 1972, gravado no Forest National, Brussels, Belgium com um pré “The Dark Side Of The Moon” na integra ainda sendo delineado para sua futura gravação de estúdio, o que torna este álbum bem interessante do ponto de vista onde se é possível entender um pouco do processo criativo da banda.

Em alguns momentos soa bem diferente do que estamos habituados a ouvir de TDSOTM que conhecemos, mas muito interessante musicalmente, o que por si só, espelha o poder criativo em ebulição daqueles jovens músicos.

Eram tempos em que o que contava era a criatividade, mas principalmente a destreza em manusear seus instrumentos, sem muitas pirotecnias e efeitos especiais advindos de parnafenalhas eletrônicas de suporte ao músico, ou seja, o som era tirado no braço e neste momento só os fortes sobreviviam, como aliás, sobrevivem até hoje.

Em “The great gig in the sky”, Rick Right mostra por que veio ao mundo, pois nesta versão não há uma bela voz feminina preenchendo seu espaço, mas ao invés disso, temos um Hammond destruidor e um piano, tocados com as mão dos mestres do Rock, muito bem acompanhado pelo baixo de Roger Waters que dispensa maiores comentários. 

Ainda não tinham explodido musicalmente, mas isso era apenas uma questão de tempo para se tornarem um fenômeno musical inimaginável e provavelmente inatingível, dada a loucura que promoviam com suas músicas.

Além da integra de DSOTM, fomos brindados, com “One Of These Days”, “Careful With That Axe, Eugene”; “Echoes” e “Childhood's End”, ou seja, só clássicos, imortalizados nos anais da história da banda e do rock com um todo.

Dentro deste pacote de bootlegs, ainda temos também um terceiro CD com algumas entrevistas provavelmente da época desta apresentação e algumas reprises, portanto tem material suficiente para um bom divertimento.

Não cabe aqui ficar fazendo considerações sobre esta ou aquela música, pois o objetivo é divulgar e disseminar a cultura do rock da maneira mais positiva o possível para quem principalmente não viveu esta época rica de bandas, músicos, ideias e muita criatividade e para aqueles que de alguma maneira se afastaram deste tipo de música, se transformar em um bom motivo.


Pink Floyd
Nick Mason
Rick Wright
David Gilmour
Roger Waters

Tracks:

Disc 1
01 - Speak To Me
02 - Breathe
03 - On The Run
04 - Time
05 - Breathe (Reprise)
06 - The Great Gig In The Sky
07 - Money
08 - Us And Them
09 - Any Colour You Like
10 - Brain Damage
11 - Eclipse

Disc 2
01 - One Of These Days
02 - Careful With That Axe Eugene
03 - Echoes
04 - Childhood’s End

Disc 3 - Belgian Radio1 FM Rebroadcast 31st October 2005
01 - Radio dj/Time
02 - Breathe (Reprise)
03 - Interview/Careful With That Axe Eugene

LINK



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails