13 de jul. de 2014

IRMANDADE DOS BLOGS - Postagem Especial do Dia Mundial do Rock: TANGERINE DREAM - “Great Wall of China” - 2000


Hoje dia mundial do rock está sendo feita a primeira postagem da ''Irmandade dos Blogs''. A irmandade dos blogs é uma página criada no facebook que tem o objetivo de fazer a união de donos de blogs brasileiros, com os objetivos de haver uma maior divulgação desses blogs, de fazer postagens especiais em conjunto em épocas distintas, além de fazer com que os donos das páginas façam o intercâmbio entre si, se conhecendo, realizando parcerias entre os blogs e fazendo amizades.

Até o momento 23 blogs estão fazendo parte desta associação que foi criada recentemente, e que encontra-se em fase de estruturação funcional.

O grupo também foi aberto para os membros e visitantes de cada blog participante, que terão a oportunidade de interagir com os blogueiros, fazendo pedidos, dando sugestões, ou simplesmente fazendo amizade com os mesmos.

Abaixo está a lista de blogs que estão participando dessa postagem inicial de estréia, com cada blog fazendo a abordagem em cima de um disco ou banda diferente. Visitem!

Armazém do Rock Nacional
Bárbaro do Sul
Baú do Mairon
Blog Neanderthal
Contramão Brasil
Contramão Progrock
Discos Fundamentais
Krautrock Maniac
Le Grand Grotesque Circus
Macrocefalia Musical
Metal Truth
Nas Ondas da Net
Pérolas do Rock 'n' Roll
Por Trás da Vitrola
Roxx 2 Download (Portugal)
Som Mutante
Som Trimado
Som Valvulado
Toca do Shark
Venenos do Rock
World Progressive & Classical Rock

TANGERINE DREAM - “Great Wall of China” - 2000

Dia 13 de julho, data emblemática que comemora o Dia Mundial do Rock e que hoje ganhou um sabor todo especial, pois coincidiu com o jogo final da Copa do Mundo no Brasil, onde a Alemanha sagrou-se merecidamente Campeã sobre o time dos “Hermanos”, portanto nada mais justo do que escolher uma banda Alemã para representar esta data.

Banda alemã para representar esta data é o que não falta, mas a escolha do Tangerine Dream tem um forte motivo, que é o da sua longevidade sem a perda da qualidade, pois esta legenda começou sua trajetória no final da década de sessenta, mas precisamente no ano de 1967 em Berlim, Alemanha.

O primeiro álbum, intitulado “Eletronic Meditations”, foi lançado me 1970 e seu último álbum de estúdio, pasmem, são dois álbuns, “Chandra - The Phantom Ferry Part II” ‎ e “The Cinematographic Score GTA 5”, ambos lançados em março de 2014 e neste intervalo de tempo, somam-se nada menos do que cento e trinta e três álbuns de estúdio e de shows, setenta e cinco compilações, fora um sem número de bootlegs e discos piratas que rolavam nos anos setenta e oitenta, portanto.

Edgar Froese
O Tangerine Dream com mais de quatro décadas na estrada, continua a produzir viagens musicais em cada álbum que lança e logicamente com este, “Great Wall of China”, lançado no ano 2000, não poderia ser diferente, pois está recheado de belíssimas composições que foram feitas especialmente para um programa de TV sobre a Muralha da China.

Totalmente instrumental, repleto de sequenciadores, sintetizadores e bateria eletrônica, Edgar e Jerome Froese, dão uma pós-graduação em música eletrônica, bom gosto e rara inteligência em um álbum característico de música “easy listening”, de uma simplicidade Franciscana, coisa de gênio, ou melhor, coisa de Edgar Froese, uma mente brilhante a serviço da arte e da música.

Para facilitar sua compreensão sobre este álbum, podemos situar suas músicas no cenário New Age, pois seu formato é muito relaxante, mas não é monótono, levando-se em conta que cada música, sugere uma imagem grandiosa, o que faz todo o sentido em se tratando de um País como a China, onde tudo realmente é monumental.

A música eletrônica em geral, não é de fácil audição e no caso específico do Tangerine Dream, em alguns casos pode se tornar bem complexa, mas neste caso o álbum, “Great Wall of China”, foge totalmente deste estereótipo, sendo muito amigável até para quem não é familiarizado com gênero, portanto fica o convite a todos para a audição deste álbum.

ALTAMENTE RECOMENDADO !!!!

TANGERINE DREAM:
Edgar Froese - keyboards, producer
Jerome Froese - keyboards, mastering

Tracks:
01 - Meng Tian
02 - Summer In Shauxi
03 - The South Gate Knight
04 - Silence The Barking Monk
05 - Zhu Zhanji
06 - Stranded Whitout Shade
07 - No More Candles Burning
08 - Lights of Beijing
09 - Snow on Dragon's Peak
10 - Cradle of Prodigies
11 - Tiger Forest


6 comentários:

  1. Opa, valeu pela participação Gustavo... ótimo post!

    André, do Pérolas do Rock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer meu velho, muito bom mesmo.....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  2. Parabens pela escolha. Só conheço o album Zeit, fudido,mas que se deve ouvir muito para dilui-lo legal. Mas os blogs servem para isso para dar oportunidades para que todos possam conhecer profundamente o trabalho destas bandas espetaculares. Valeu e um gde abraço do Som Trimado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      O TD tem álbuns absolutamente surpreendentes e são tantos que é muito difícil chegar a conclusão de qual álbum é o melhor......

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  3. Valeu pela participação amigo....
    Abraços Progressivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, eu é que tenho que agradecer pelo convite em poder participar desta postagem em conjunto com os melhores blogs da net......

      Um forte abraço,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails