7 de out. de 2012

GENESIS - “Live At Massey Hall” - 1973

Ouvindo este bootleg do Genesis, chamado, “Live At Massey Hall”, gravado em novembro de 1973, ocorreu de imediato um “deja vu”, tendo em vista que recentemente eu havia assistido a uma apresentação da banda teatral de Belo Horizonte, chamada, “By the Pound”, no Rio Prog Festival, aliás, largamente comentada aqui no blog e, então, unir o que escutava com as lembranças recentes do show, foi muito fácil. 

Por mais louco que possa parecer, existem alguns detalhes que valem alguns minutos de prosa, como por exemplo, o fato do cuidado e a precisão “cirúrgica” que o “By the Pound” tem ao executar as músicas, o que os coloca muito próximo dos ídolos setentistas, pois a afinação, o timbre dos instrumentos e até os “vícios” que todo músico tem ao manejar seus instrumentos, foram muito bem apontados e preservados em relação aos originais. 

"By The Pound"
Uma coincidência, se deve a música, “Watcher of The Skies”, que foi usada na abertura das duas apresentações e como se trata de uma música impactante e de forte apelo teatral, ela ficou muito bem sedimentada em minhas lembranças, pois havia sido o primeiro contato que tive com o “By The Pound” e, como a primeira impressão é a que fica, escutar o Genesis e lembrar do show assistido, sem dúvidas, foi uma experiência muito gratificante e interessante. 

Como é muito difícil hoje em dia assistir a bons shows de rock progressivo, pois as poucas bandas que ainda existem, dificilmente pousam em terras tupiniquins, sem contar o fato que os “nossos heróis” estão nos deixando de uma forma ou de outra, o que é muito natural, para quem tinha uns vinte anos no início da década de setenta, então, quando aparece uma banda com disposição e coragem para tocar música de verdade, ao melhor estilo dos anos setenta, ou seja, na base da raça, da garra, da intuição e principalmente valendo-se do talento, eu não consigo me calar, ou melhor dizendo, não consigo ficar sem escrever.

"By The Pound"
Muito bem, agora saindo do presente e voltando ao passado, é possível vislumbrar que estes shows na verdade, eram “Concertos de Rock”, com todo mundo sentadinho em uma confortável poltrona, para então, poder aferir bem de perto a destreza no manejo dos instrumentos e especificamente no caso do Genesis, vivenciar a experiência de uma pequena peça teatral em cada música, pois Peter Gabriel não estava ali para cantar, mas sim para interpretar um personagem, tridimensionalizando o contexto da música e com isso criando um diferencial dentro do cenário musical em relação a outras bandas. 

Uma outra banda que teve coragem para isso, foi o “Grobschnitt”, que promovia verdadeiras orgias musicais por onde passava, com seu rock inteligente e bem humorado que não só conquistou a Alemanha, mas toda a Europa. 

Outra curiosidade deste bootleg é que Tony Banks que tem um estilo de compor e executar suas músicas, muito característico por conta de sua personalidade sóbria, soltou a mão sobre os teclados na parte final de “Cinema Show” dando uma aula de como se deve tocar de um teclado, simplesmente imperdível. 

Este show, provavelmente deve fazer parte da “Selling England By The Pound – Tour”, pois a maioria das músicas deste álbum estão presentes e para coroar ainda mais esta apresentação, temos também, “Musical Box” e “Supper’s Ready”, sem contar na música de abertura “Watcher of the Skyes”, portanto, ficamos a frente de um dos momentos mais importantes da trajetória do Genesis e por conta disto, logicamente recomendá-lo torna-se uma obrigação.

Quanto ao “By The Pound”, eu fico na torcida para que eles tão logo  possam se apresentar novamente, com o grupo completo, da forma que eu ví e ouvi no show do Rio de Janeiro, pois ai sim, quem não teve a oportunidade de assistí-los vai entender do que eu estou falando.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!



Genesis:
Mike Rutherford;
Phil Collins;
Steve Hackett;
Tony Banks;
Peter Gabriel;


Tracks:
Disc1
01 - Watcher Of The Skies
02 - Dancing With The Moonlit Knight
03 - Cinema Show
04 - I Know What I Like
05- Firth Of Fifth
Disc2
01 - The Musical Box
02 - More Fool Me
03 - Supper's Ready


LINK


"Genesis - Watcher Of The Skyes"

 "By The Pound - Watcher Of The Skyes"

Um comentário:

  1. É uma honra mais uma vez ser lembrado aqui. Não consigo colocar em palavras a emoção que o público do III Rio Prog Fest proporcionou para todo By The Pound.
    Blogs como o Nas Ondas da Net são importantes pra nós de formas que vocês nem sabem.
    Fazemos este cover unicamente porque amamos o Genesis, seu som, seu lirismo, sua teatralidade e fundamentalmente sua filosofia.
    Blogs, como aqui, que disponibilizaram raras gravações ao vivo nos possibilitaram, não só perceber como executar estas músicas ao vivo (já que o BTP faz questão de executar tudo das músicas ao vivo) mas também, como os outros elementos mágicos do Genesis funcionam no palco.
    Este bootleg em especial é da turnê do álbum Selling England By The Pound, o show que apresentamos no Rio foi em homenagem a turnê do disco Foxtrot.
    Aguardem que em breve montaremos um novo show, com o set list mais próximo deste cd, mas como é de praxe com o By The Pound, com o teatro e as emoções ainda mais nossos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails