31 de out. de 2011

PINK FLOYD - "Interstellar Encore" - 1970

O álbum, "Interstellar Encore", foi gravado em abril de 1970 no Filmore West Auditorium, San Francisco, California, USA, onde mais uma vez, temos uma apresentação do Pink Floyd em sua fase mais embrionária, psicodélica e talvez a mais criativa em relação ao experimentalismo que tão bem caracterizou os álbuns produzidos até então. 

O melhor de tudo é que neste álbum, temos uma das obras primas da banda, a música “Atom Heart of Mother”, uma suite que incansavelmente eu escuto desde 1975, quando descobri o rock progressivo e desde então, passou a ser uma companheira inseparável. 

Este foi um momento de transição da “Era Barrett” para algo que nem eles mesmos sabiam onde iam parar, portanto, as experimentações proporcionaram a liberdade artística necessária para que cada músico com sua especificidade e talento, pudessem descobrir o caminho e a vocação que banda iria assumir no futuro. 


As diferenças entre os álbuns “Ummagumma” e “Atom Heart of Mother”, são gritantes, pois no segundo álbum citado, nota-se claramente o rumo que o Pink Floyd estava tomando e que foi confirmado e refinado musicalmente no álbum seguinte, “Meddle”

Esta característica não foi mantida em “Obscured by Clouds”, pois sua criação teve como foco, a trilha sonora do filme, “La Valle” do Diretor de Cinema, Barbet Schroeder, mas de qualquer forma, os álbuns anteriores serviram de laboratório para chegar ao  legendário álbum, “The Dark Side of the Moon” em 1973, quando a banda atingia sua maturidade musical, com reflexos fantásticos nos álbuns posteriores, “Wish You Were Here”, “Animals” e “The Wall”. 

Infelizmente esta brilhante trajetória foi interrompida abruptamente, tempos depois da turnê de lançamento do álbum, “Final Cut” que havia sido lançado 1983, por conta de divergências internas, mas isso é assunto para outra ocasião. 

Apenas para fechar a resenha, este álbum é extremamente representativo não só por seu conteúdo, bem como por ser mais uma oportunidade de escutar o Pink Floyd em ação, fazendo o que mais sabe fazer, ou seja, apresentar-se em público. 

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Band: 
Roger Waters 
David Gilmour 
Nick Mason 
Rick Wright

Tracks: 
Disc: 1 
1. Grantchester Meadows 7:00 
2. Astronomy Domine 10:19 
3. Cymbaline 11:27 
4. Atom Heart Mother 20:21 
5. Embryo 11:23 
Total Time: 60:30 
Disc: 2 
1. Green is the Colour 4:35 
2. Careful With That Axe, Eugene 11:27 
3. Set the Controls for the Heart of the Sun 12:47 
4. A Saucerful of Secrets (1st Encore) 22:43 
5. Interstellar Overdrive (2nd Encore) 15:36 
Total Time: 67:08


NEW LINK
"Atom Heart Mother"

"Astronomy Domine"

2 comentários:

  1. Meu querido, parabéns pelo blog. Esta excelente ! compartilho com voce a mesma paixão pelo Pink Floyd.
    O link deste disco esta indisponível, e queria muito baixa-lo, por se tratar de uma apresentação muito famosa. Será que voce poderia reativá-lo?
    Grande abraço.
    leopolaro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      Grato pelas palavras de incentivo.

      O Pink Floyd é uma paixão universal....

      O link está reposto aqui e na resenha: http://www.sendspace.com/file/1d3dlb

      Volte sempre!!!

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails