7 de ago. de 2011

YES - "The White Album" - 1972

O “The White Album” é parte integrante da Fragile Tour, que o Yes realizava em 1972 na Holanda, ou seja, há quase quarenta anos e continua com a mesma magia, com a aquela sonoridade contagiante que te transporta imediatamente para uma lisérgica viagem musical. 

Pode parecer até loucura ou exagero de minha parte, mas este sentimento é constante e acontece sempre que escuto as músicas dos álbuns anteriores ao “Relayer”, que é excelente, um primor, teve a importantíssima participação de Patrick Moraz que fez uma renovação na banda, mas sem a magia contagiante que a formação clássica sempre teve. 

Existia alguma aura no Yes entre seus membros, que mesmo com o retorno de Rick Wakeman para a gravação de “Going for the one”, só dá para sentir o mesmo sentimento na música “Awaken”, que de alguma forma estabelece uma conexão com o álbum “Tales From Topographics Oceans”, obra prima da banda e um ícone do rock progressivo, ai sim, remetendo-me a um passado brilhante, que cada dia mais, está presente em minha memória auditiva. 

Apesar de ser um curto registro desta turnê, pois só há seis músicas distribuidas nas cinco faixas, este álbum é o passaporte para embarcar na nave espacial Yes e descobrir novas dimensões musicais, que só uma banda formada por gênios consegue um feito como este, pois é inegável a competência e o virtuosismo de todos que passaram pela banda na década de setenta. 


ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Musians:
Jon Anderson - vocal
Steve Howe - guitarra
Rick Wakeman - teclado
Chris Squire - baixo
Bill Bruford - bateria

Tracks:
1) I've seen all good people 7.46
2) Heart of the sunrise 9.50
3) Rick wakeman solo 7.38
4) Long distance runaround 3.17
5) The fish (schindleria praematurus) 1.22
6) Yours is no disgrace 8.05

LINK

"The fish"

"Your Move"

"I've seen all good people"

4 comentários:

  1. Boa tarde! Mais uma vez você acertou na postagem. Parabéns! Este álbum é simplesmente perfeito... ainda que com pouca música. Mas qualquer registro sonoro do YES é sempre bem-vindo ainda mais com participação de Bill Bruford. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. existe uma versão deste white album que contem "the gates of delirium" gravado no hollywwod bowl 1975 com qualidade de som melhor que o de Jersey City;foi editado pela live storm-Italy em 94

    ResponderExcluir
  3. Caro Wolverine,

    Grato pelas palavras....

    É realmente um fantástico registro da banda e como bem disse, por ser do Yes, é sempre bem vindo....

    Volte Sempre!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Obdulax.

    Boa noite,

    Pelo que estou entendendo, este é um outro álbum com o mesmo nome, pois as datas de gravação não combinam, portanto não é uma versão e sim um outro trabalho.

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails