17 de dez. de 2010

ELOY - "Codename Wildgeese" - Soundtrack Movie - 1984

Para minha surpresa, este álbum destinado a fazer a trilha sonora do filme, "Codename Wildgeese", que carrega a marca Eloy, não tem a figura central da banda que é o genial Frank Bornemann e só me dei conta disto quando preparava esta resenha. 

O filme tem até algumas figuras conhecidas como, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine e Klaus Kinski e é um filme de guerra que não me recordo de ter assistido ou se realmente chegou a passar aqui no Brasil.

Depois desta infeliz descoberta e prestando um pouco mais de atenção às músicas, nota-se claramente que o álbum está muito mais próximo do som do Tangerine Dream do que do próprio Eloy, pois está voltado para a música eletrônica, parecendo ate certo ponto com o estilo do trabalho de Edgar Froese em alguns momentos, não como uma tentativa de cópia, mas talvez por necessidade de criar uma música que se agregue perfeitamente ao enredo e as cenas do filme.

A bem da verdade, não há o lirismo cósmico das músicas que contam com a presença de Frank Bornemann, mas para o propósito que foi criado, atende muito bem às expectativas e é agradável de escutar, pois em geral trilhas sonoras são um pouco maçantes, principalmente quando são produzidas com músicas incidentais que perdem o nexo quando não associadas às imagens.

Até por uma questão de cuidado eu acessei a Home Page oficial do Eloy, pois a principio não estava acreditando na ausência de Frank Bornemann, mas este álbum realmente não faz parte da discografia oficial dos álbuns da banda, aparecendo na aba "Others", o que indicou para mim e definiu como verdade a ausência do mestre Bornemann deste álbum.

Tem até certo sentido não fazer parte da discografia da banda, pois este trabalho que é muito bom para o objetivo proposto, mas não representa a essência daquelas quatro letrinhas mágicas, "ELOY", que simbolizam e materializam da forma mais acertada o espírito do rock progressivo que tanto adoramos escutar.


Musicians:
Hannes Arkona
Hannes Folberth
Klaus-Peter Matziol
J. Nemec-Bolek

Tracks Listing:
01. Patrol (2:47)
02. Hongkong Theme I (3:32)
03. Hit And Run (1:38)
04. Queen Of Rock'n'Roll (2:36)
05. Destiny (4:34)
06. Discovery (0:50)
07. Juke-Box (1:58)
08. Deadlock (1:30)
09. Cha-Shoen (3:35)
10. Sabotage (1:20)
11. On The Edge (3:30)
12. A Long Goodbye (2:13)
13. Face To Face (1:47)
14. A Moment Decides (2:07)
15. Revenge (1:13)
16. Hongkong Theme II (1:07)

LINK

"Patrol"

"Discovery"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails