13 de set. de 2010

LAIBACH - "Opus Dei" - 1987

O Laibach é uma banda originária da Eslovênia, nascida a partir de uma associação cultural jovem em uma vila mineira no ano de 1980 e desde o início foi perseguida e reprimida pelos habitantes da vila e pela polícia, pois sua base estrutural unia elementos, nazista-fascistas, estalinistas, nacionalistas iugoslavos e eslovenos como uma forma de protestar contra a opressão vivida naquela época.

Tirando esta parte que é um tanto o complicada, sendo que  hoje em dia esta forma de protesto perdeu até o sentido com o fim da cortina de ferro e etc. e tal, o Laibach nos traz uma musica inovadora, moderna e muito bem humorada, mesmo que com um toque um tanto militar.

Chega a ser  hilária a forma como, por exemplo, neste álbum, "Opus Dei", musicas como, "Life is Life" do Opus e até mesmo a do Queen que não escapou de sofrer uma plástica em sua "One Vision" são tratatdas e tocadas, simplesmente geniais.

Nestes trinta anos de atividades, o Laibach produziu uns vinte álbuns, todos LP's, inclusive os mais recentes, sendo o último em 2006 e mais uns três DVDs que complementam a sua história.

Para os amantes do Techno, Industrial e até mesmo de Música Eletrônica, o Laibach é uma referencia interessantíssima, pois competência e criatividade estão a mostras neste álbum que está recheiadíssimo de perolas musicais que merecem ser apreciadas pelo menos uma vez.

Apenas por curiosidade o nome Laibach em alemão significa "Liubliana", o nome da capital Eslovena.

Músicos:
Milan Fras
Dejan Knez
Ervin Markosek
Ivan Novak
Tomaz Hostnik

Track-list:
1. Leben Heikt Leben
2. Geburt Einer Nation
3. Leben-Tod
4. F.I.A.T.
5. Opus Dei
6. Trans-National
7. How The West Was One
8. The Great Deal
9. Herz-Felde
10. Jagerspiel
11. Koza (Skin)
12. Krst (Baptism)
 
"Geburt Einer Nation"
"Leben Heikt Leben"

2 comentários:

  1. buhh,

    Se é um LP, guarde-o com muito carinho, pois é uma raridade, um fetiche para qualquer colecionador....

    Eu também tenho um, muito bem guardado :)....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails