11 de mai. de 2010

MUTANTES - "Os Mutantes" - 1969

Esse álbum dos Mutantes tem um significado muito importante para mim, pois foi o motivo que me levou à música.

Eu devia ter uns 10 anos e meus irmãos mais velhos é que na verdade escutavam com os amigos e eu de longe ficava tentando escutar.

Quando eles não estavam em casa eu aproveitava para escutar sozinho e com medo de arranhar o disco (LP) eu tomava um puta cuidado para não ser descoberto.

Na TV, passava um comercial da Shell com a música "Algo mais", que foi o primeiro "jingle" feito especialmente por uma banda para uma campanha publicitária tornando os Mutantes pioneiros nesta atividade.

A música "Dois Mil e Um" não saía da cabeça o dia inteiro e aquela contracapa (abaixo) com a imagem de uns extraterrestres com seis dedos, orelhas pontudas como a do Dr. Spock era demais e no início dava um certo medo.

Na época valeu uns bons pesadelos com aquelas imagens da capa somadas aos episódios de "Perdidos no Espaço", era uma puta confusão mental.

Esse álbum é cem por cento experimental, com cada faixa remetendo a um estilo musical diferente, como baião, rock, MPB e até umas pitadas de progressivo é possível encontrar neste álbum. Acredito que com este trabalho, eles tenham definido o perfil da banda.

Foi o álbum que definitivamente uniu os Mutantes à "Tropicália" de Gil e Caetano projetando a banda dentro e fora do País.

A formação clássica da banda contava com Arnaldo Baptista no baixo, teclados, vocais; Rita Lee nos vocais, percussões e harpa; Sérgio Dias Baptista nas guitarras e vocais.

Complementavam a banda o Maestro Rogério Duprat por conta dos arranjos; Dinho Leme na bateria e Liminha na viola.


Set-list:
1."Dom Quixote" (Arnaldo Baptista/Rita Lee)
2."Não Vá Se Perder Por Aí" (Raphael Vilardi/Roberto Loyola)
3."Dia 36" (Johnny Dandurand/Mutantes)
4."2001" (Rita Lee/Tom Zé)
5."Algo Mais" (Os Mutantes)
6."Fuga nº2" (Os Mutantes)
7."Banho de Lua" (B. Filippi/F. Migiacci/Fred Jorge)
8."Rita Lee" (Mutantes)
9."Mágica" (Mutantes)
10."Qualquer Bobagem" (Tom Zé/Mutantes)
11."Caminhante Noturno" (Arnaldo Baptista/Rita Lee)

Álbum altamente recomendado!!!!!!!!! Link.

"Fuga nº 2"
"Algo Mais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails