28 de abr. de 2010

YES - "Tales From Topographics Oceans" - 1973

No sexto álbum da banda, eis que chega a vez do legendário "Tales From Topographics Oceans", álbum cem por cento conceitual com apenas quatro músicas em um álbum duplo no formato dos antigos bolachões (LP). Já havia me declarado extremamente tendencioso em relação ao YES e para falar algumas poucas palavras sobre este trabalho, serei mais tendencioso ainda.

Eu simplesmente adoro este álbum, para mim foi o ápice da banda em termos de inspiração e poder de criação. Entendo que foi um álbum polemico, beirando o "amado ou odiado" quando do seu lançamento, causou muita confusão entre seus membros, inclusive culminando com a primeira saída de Rick Wakeman da banda e que só retornaria em 1977 no álbum "Going for the one", por conta de divergências quanto ao formato e a quase totalidade de composições de Jon Anderson e Steve Howe não permitindo que ele contribuísse de forma adequada.

De forma oposta, foi o debut de Alan White na bateria em substituição a Bill Bruford estreiando em um álbum totalmente atípico, mas que serviu para provar que ele estava completamente integrado a banda naquele momento e por sinal até hoje.

O álbum abre com a música "The Revealing Science of God (Dance of the Dawn)" a pérola do álbum e seguida vem "The Remembering (High the Memory)" outra pancada na cabeça e a música "The Ancient (Giants Under the Sun)" dá uma pequena esfriada e finalmente "Ritual (Nous Sommes du Soleil)" que é uma pintura de composição.

Reconheço que não é um álbum fácil de ouvir, não só por sua complexidade sonora, mas até pelo fato de serem músicas de longa duração que compõem este álbum e como é inevitável, em algum momento ou outro o excesso de tempo às vezes tira o interesse pela música. Tem que gostar muito deste álbum, o que é o meu caso.

A formação da banda para este trabalho contou com, Jon Anderson, Rick Wakeman, Alan White, Chris Squire e Steve Howe.

Link parte 1.

"The Revealing Science of God - parte 1"
"The Revealing Science of God - parte 2"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails