18 de abr. de 2010

CITIZEN CAIN - Serpents in Camouflage" - 1992

Surgido na década de 90, na Escócia, o CITIZEN CAIN, torna-se uma grata surpresa para o movimento progressivo, influenciados pelo estilo do Genesis e do Marillion, o que de forma alguma tirou o brilho da banda, pois fazem um rock progressivo com muita personalidade e criatividade musical proporcionando verdadeiras viagens em cada música executada.

A banda tem um total de cinco álbuns editados, sendo que o último foi editado em 2002 com o título  "Playng Dead".

Como no mundo progressivo a exigência principal é o virtuosismo dado sua complexidade musical das letras e arranjos, a banda está muito bem servida de músicos.

A começar por seu vocalista Cyrus que tem o timbre de voz semelhante ao de Peter Gabriel, tratando de uma qualidade e não de um cover vocal, Stuart Bell no teclados com muita competência faz a base de fundo e quando esta em seus solos lembra muito algumas passagens das musicas do Marillion na era Fish; Frank Kennedy na guitarra sem esforço algum executa de forma magistral a base e solos com um timbre potente em suas guitarras lembrando Steve Hachett no Genesis; David Elam no baixo garante toda a base de acompanhamento das músicas e Chris Colvin com sua potente bateria é garantia certa de muita vibração.

Serpents in camouflage é o álbum debut da banda e posso garantir que começaram com o pé direito. Na primeira faixa, que é "Stab in the back" eles mostram o porquê de estarem juntos aos grandes nomes do rock progressivo, "Harmless criminal" uma suíte de mais de dez minutos é uma viagem, e a faixa título do álbum com mais de treze minutos de duração é simplesmente uma pintura.

E por falar em pintura, Cyrus o vocalista é quem assina a arte gráfica de todos os álbuns que mostram fortes influências da arte de Salvador Dali. Esse tem talento de sobra.

Set-list:
1. Stab in the back
2. Liquid kings
3. Harmless criminal
4. The gathering
5. Dance the unicorn
6. Serpents in camouflage

"Serpents in camouflage"
Nota: é um videozinho muito esquisito, mas foi único possível de postar para este artigo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails