21 de mar. de 2015

FISH - "Gone Fishing - Leamington Spa Convention" - 2012

Tem um bom tempo que não escrevo absolutamente nada sobre Derek William Dick, sim, o Fish (ex-Marillion) e, como hoje dei de cara com esse álbum, o motivo que eu precisava estava arrumado e ainda por cima, como é um álbum gravado a partir de um show, lançado em 2012, intitulado, “Gone Fishing -Leamington Spa Convention”, foi o combustível suficiente para começar a resenhar o álbum.

O detalhe é que eu estou escutando este álbum pela primeira vez enquanto vou escrevendo, portanto, logo na primeira faixa, “Script For A Jester's Tear”, fui surpreendido pela voz de Fish muito rouca e em um tom bem abaixo do que normalmente ele canta, bem como um pouco mais lenta que o normal.

Fato, nem tudo são flores e com Fish não esta sendo diferente, pois sua voz está muito abatida, nem tanto pela sua idade, que deve estar em torno de uns cinquenta e cinco anos ou mais, mas muito provavelmente pela forma agressiva que usou sua voz ao longo de mais de trinta anos de palcos e estúdios de gravação, portanto, não é de se estranhar que sua voz não seja a mesma.

Este triste fenômeno não tira o mérito deste álbum, que está repleto de clássicos de sua época junto ao Marillion (que saudade!!), suas próprias criações, das mais antigas até algumas do último álbum, “A Feast Of Consequences” e como sempre muito bem acompanhado de músicos de primeiríssima categoria.

É possível perceber facilmente que as músicas de seu último álbum (muito bom por sinal), foram ajustadas especialmente para seu atual timbre vocal, portanto o que se escuta está em perfeita sintonia e não é possível detectar a sua perda vocal que é evidente.

Entretanto, quem um dia foi “Rei”, não perde a "Majestade" nunca, pois audaciosamente Fish e sua banda, interpretaram na íntegra a música, “Grendel”, para mim a melhor música do Marillion em todos os tempos, dada a sua complexidade musical, mas não esperem um “revival Marilliano”, pois não é isso que acontece.

Mas só pelo fato da música ter sido escalada, o que por si só é um problemão para os demais músicos, pois esta música não é nem um pouco fácil de ser executada (Frank Usher de um show com sua guitarra), foi muito bem recebida pelo publico que não é tão somente fã do Marillion, mas principalmente fã de Fish, que cada vez mais está perto de seu público.

Além de “Grendel” e Script For A Jester's Tear, outras músicas como, “He Knows You Know”, “Jigsaw”, “Freaks” e “Market Square Heroes” complementam o show com clássicos do Marillion que são intercaladas com seus próprios clássicos mais conhecidos, como, “Lucky”, “Internal Exile”, “The Company” e outras que garantem a qualidade deste show.

Por tudo que Fish já fez pela música, junto ao Marillion e fora dele, merece o meu total respeito e admiração, portanto se hoje sua voz não vibra mais como anteriormente e se não é mais possível atingir um determinado agudo, isso pouco importa, seu legado para a história do rock é inestimável, considero-o uma lenda viva e como tal deve ser respeitado, portanto sem medo de estar errando, recomendo este álbum a todos. 

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!


Musicians
Gavin Dickie / Bass (9-16)
Steve Vantsis / Bass (1-8)
Gavin Griffiths / Drums
Frank Usher / Guitar
Foss Patterson / Keyboards
Fish / Vocals


Tracks:
CD1

01. Script For A Jester's Tear
02. Long Cold Day
03. Innocent Party
04. He Knows You Know
05. Square Go
06. Feast Of Consequences
07. Other Side Of Me
08. Dark Star
09. Pilgrim's Address


CD2
01. Jigsaw
02. Freaks
03. Lucky
04. Internal Exile
05. Market Square Heroes
06. Grendel
07. The Company




8 comentários:

  1. Foi um peixe que sobreviveu na terra. Gosto dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Eu também gosto muito dele independente de estar com sua voz tão abatida, pois o que ele já fez pela música, muitos vão passar desta vida sem conseguir fazer sombra....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  2. El disco esta muy bien, lástima que la voz haya perdido tanto. En cambio Jon Anderson sigue en plena forma.

    ResponderExcluir
  3. Pepe,

    Eu também tenho esta percepção...... muito bem observado....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Excelente álbum amigo Gustavo, parabéns! Quanto ao Fish, devemos lembrar que no final dos 80´s, na turnê derradeira, ele já apresentava problemas vocais atrapalhando até em alguns shows, tremendamente estressado com as viagens aliado aos excessos ele viria a sair do grupo e fazer uma pausa até iniciar a carreira solo.
    Abraços,
    José Carlos (jcarlosgv)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas por algum tempo ele se mostrou recuperado, entretanto, este álbum é revelador do seu estado atual.....

      Mas de toda forma, ele merece toda a nossa consideração e respeito por tudo que já fez pela música.....

      Muito bom em tê-lo aqui novamente.....

      Um forte abraço,

      Gustavo

      Excluir
  5. pena que o link não existe mais.....

    ResponderExcluir
  6. pena que o link não existe mais.....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails