18 de mai. de 2014

RICK WAKEMAN - "Wakeman With Wakeman - The Official Bootleg" - 1993

Hoje, dia 18 de maio de 2014, estamos comemorando o sexagésimo quinto ano do nascimento do mago dos teclados, Rick Wakeman, com um interessante álbum em que junto a seu filho Adam Wakeman, ele mostra o que é uma música de verdade, que transcende seu próprio tempo e continua a nos emocionar. 

“Wakeman With Wakeman - The Official Bootleg", não chega a ser um bootleg, levando se em conta que é uma gravação oficial de um show de Rick Wakeman, em Buenos Aires, Argentina, feita no ano 1993, que contou com a companhia o seu filho Adam Wakeman nos teclados, Alan Thompson no baixo e também de seu grande amigo e fiel escudeiro, Tony Fernandez, no comando da bateria.

O clímax do show fica por conta de uma versão instrumental que trás na integra, “Journey to the Centre of the Earth", executada por dois Wakeman's, Rick e Adam, que deslizam com toda a segurança pelos teclados, o que em alguns momentos fica difícil saber quem está no comando, mas em geral o que se percebe é a natural presença do todo poderoso Wakeman Pai.




Existem diversas gravações muito conhecidas, desde o lançamento do álbum original, que também foi gravado a partir de uma apresentação, diga-se de passagem, antológica, inigualável e inimitável, entretanto, a versão contida neste show é suficientemente diferente para ser levada em consideração, independente de não ter aquela aura mágica que envolveu a versão primogênita desta peça clássica, sem dúvidas um grande momento deste show.

Outra peça épica, também muito conhecida por todos nós, está em um formato que mais parece uma colagem musical, extraída do álbum “The Myths And Legends Of King Arthur & The Knights Of The Round Table " , em versão totalmente instrumental, com duração de quase treze minutos, onde a dupla de Wakeman’s, se completa muito bem, para criar a atmosfera necessária para suprir a falta de uma orquestra que tanto é exigida por esta Epopeia Bretã.

O show é complementado por músicas do álbum "Six Wives of Henry VIII", sendo o que a música, “Catherine Howard" é executada praticamente de forma fiel ao original, entretanto o mesmo não acontece na música, "Catherine Parr", que ganha uma longa improvisação em um formato um pouco rápido do que o original, em quase dez minutos de música absolutamente viajante.

Em meio aos tradicionais épicos, temos também, “Past and Present” e mais duas músicas que não são de autoria de Rick Wakeman, complementando o set-list do show com “Eleanor Rigby”, uma canção clássica dos Beatles, executada sob o foco e a cena progressiva, assim como a música "Paint it Black" dos “Rolling Stones" que sempre é muito bem explorada por Rick Wakeman.

A única música gravada originalmente pela dupla de tecladistas, “Wakeman & Wakeman” é "Lure of the wild" que abre de forma brilhante e flamejante, o espetáculo, sendo ela um retrato bem fiel das características de ambos os tecladistas. 

Que os Deuses da Música, proteja e ilumine ainda por muito tempo, uma das figuras mais queridas e brilhantes que a História do Rock conhece!!!!

Vida longa a “Rick Wakeman”!!!! 

Wakeman & Wakeman
Rick Wakeman - Keyboards
Adam Wakeman - Keyboards
Alan Thompson - Bass
Tony Fernandez - Drums


Tracks:
01 Lure of the Wild
02 Catherine Howard
03 Eleanor Rigby
04 Past and Present
05 The Myths & Legends of King Arthur & The Knights of the Round Table
06 Catherine Parr
07 Journey to the Centre of the Earth
08 Paint It Black




11 comentários:

  1. Belíssimo caro Gustavo!!!!
    Hoje lágrimas escorreram ao escutar tamanha grandiosidade. Me fez recordar de um tempo que não volta mais. Tinha 14 anos quando presenciei basicamente o registro composto nesse bootleg em uma apresentação aqui em BH. A partir desse dia o progressivo tornou-se prioridade máxima quando se diz respeito ao meu gosto musical.
    Hoje, pela primeira vez em 21 anos, me deparo com grandiosas lembranças e boas emoções daquela noite que hoje puder recordar com mais detalhes.
    Não me esqueço JAMAIS quando os dois começaram a tocar uma parte do Journey e, sem conhecer, já me apaixonei logo de cara e queria de qualquer jeito ler o livro do Verne ouvido o disco. Consegui o livro mas não o disco, me contentando apenas com uma fita Basf a qual tenho até hoje.

    Só tenho a te agradecer por disponibilizar tal registro, que para mim, pessoalmente, veio como um belo e merecido presente!

    Obrigada mesmo.

    Um abraço,

    Luciana Aun

    ResponderExcluir
  2. Luciana,

    Muitíssimo obrigado por suas palavras......

    É um prazer muito grande saber que mais uma vez, a música tocou o coração de alguém com tanta profundidade......

    Seria muito legal se o próprio RW soubesse do que a sua música é capaz de proporcionar, indo muito além do imaginário......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Help - can you redo the link for this? Unsuccessful multiple times!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My friend,

      You must be a problem with your connection or firewall ....

      For testing I did downlod the album and no problems of any kind occurred on the first try ....

      The link is in perfect working order.

      Best Regards,

      Gustavo

      Excluir
  4. Gustavo, you must have put some good karma down because it just downloaded without a problem. Many thanks - like your site a lot!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're welcome, my friend

      Come back whenever you can ...

      Best Regards,

      Gustavo

      Excluir
  5. O link não está funcionando. Dá para consertar? Thank you!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho ai está o novo link: https://mega.co.nz/#!xJplCKgR!5jSboVAfeA1I7bK8VGvmDuJlc3nXhaznEhZr86Obkhk

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  6. Boa tarde, tudo bem? Tentei baixar este cd mas não deu em nada. Dá para consertar? Thank you e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo, boa noite! Existirá ainda algum outro link ativo para este "bootleg"? Agradeço antecipadamente pela atenção. Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails