13 de jan. de 2013

BLUE MAMMOTH - "Blue Mammoth" - 2011

É sempre muito bom descobrir novas bandas de rock progressivo em pleno século 21 e quando elas são do Brasil, melhor ainda, pois é um sinal de que nem tudo está perdido, portanto, estou tendo o privilégio de dividir com todos, a banda “Blue Mammoth”. 

Eu recebi um e-mail do Julian Quilodran, baixista da banda, compartilhando um link do Soundcloud com a íntegra do álbum e como sou extremamente curioso, logo fui escutar as músicas e a primeira impressão que tive é que não se parecia com nada que já havia escutado (Genesis, Yes, Elp, Pink Floyd e afins...), o que foi ótimo e determinante, pois logo vi que estava diante de uma banda com identidade e personalidade própria, o que é muito difícil de encontrar atualmente. 

A banda é formada por Julian Quilodram no baixo, violoncelo e flauta; André Micheli nos teclados e voz, Tiago Mayer na bateria e backing vocals e Cezar Aires na guitarra, completando o quarteto do “Blue Mammoth”, que mistura as influências do Rock Progressivo, Hard Rock e Art Rock, com o emprego de complexos arranjos sinfônicos em suas músicas, resultando em belas e raras peças musicais. 


Lendo sobre a banda em sua Homepage, http://www.bluemammothband.com, foi possível perceber que são músicos com alta qualificação musical, o que facilmente justificou a qualidade do álbum que tem o mesmo nome da banda e que começou seus trabalhos em 2009, lançando este álbum em 2011. 

Como a Homepage é bem didática mesmo estando em inglês, vale a pena dar uma chegada por lá, para conhecer um pouco mais da história da banda, de suas músicas e de seus integrantes atuais, pois notei que o guitarrista do álbum, André Lupac pelo que entendi, não faz mais parte do grupo, tendo sido substituído por Cezar Aires

Quanto ás músicas, em geral são muito envolventes e de facílima aceitação, pois reúnem as principais características que nós, jurássicos escutadores de rock progressivo gostamos de ouvir, como solos de sintetizadores e guitarras viajantes com bons vocais compassados por baixo e bateria bem presentes, para dar corpo e alma às músicas que sempre esperamos que nos levem a algum lugar fora da realidade e penetre em mundos desconhecidos. 

Diante da atual crise de mediocridade e falta de criatividade da música brasileira em todos os segmentos, poder escutar um álbum como este é o mesmo que encontrar um Oasis no deserto, pois a realidade atual é a pior possível, graças a Indústria Fonográfica que é acéfala por essência, mas que o tempo (que pode ser muito cruel com ela), vai se encarregar de enterra-la definitivamente. 

O importante é que o "Blue Mammoth" está aí, então é só dar uma conferida em seu trabalho que está disponível no Soundcloud, no Youtube e no Myspace que com certeza não haverá arrependimento e sim surpresa e admiração.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Musicians:
Julian Quilodran
André Micheli 
Tiago Mayer
Cezar Aires

8 comentários:

  1. Gustavo,

    Não conheço esse trabalho... Vou correr atrás!Tem uma banda de Rock Progressivo autoral de BH da segunda metade da década de 90, que faz um som de extrema responsa! Chama-se Cartoon! Gravaram já 3 discos e eu te recomendo o segundo deles que é o "Bigorna" (2001). Uma mistura de Queen, Yes, Genesis, Muita música erudita, tudo batido no liquidificador resultando num som bastante original!

    Abraços a todos

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Eu gostei muito deste trabalho do "Blue Mammoth" e realmente vale a pena dar uma conferida neste material....

      Vou tentar achar este álbum que você indicou, pois é sempre muito bom estar em contato com novas bandas.... principalmente aqui do Brasil.....

      Valeu pelas dicas....

      Abraços,


      Gustavo

      Excluir
  2. Recomendo a todos os amantes do Rock Progressivo esse disco do Cartoon.

    Abraços

    Luciano

    ResponderExcluir
  3. Meu Irmão

    como é que se baixa esse disc, é muito bom o trabalho dos caras.
    Lobo do NE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobo,

      O Blue Mammoth não disponibilizou o material em MP3 e por hora só da para escutar pelo Soundcloud mesmo....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  4. http://alllossless.net/go/?http://trubobit.net/4lo310cvqd45.html
    Vai Gustavo pega em flac tá bom? Aproveita xará, apesar de sumido né?
    rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Dead,

    Valeu mesmo pelas duas dicas......

    Bicho, to sumido sim..... uma merda.... mas como ainda tenho que alimentar uma porrada de bocas, não posso reclamar........

    Baixei a tua coleção de 40 anos de prog italiano e assim que conseguir escutar faço questão de deixar um comentário lá na alcatéia.....

    Abração...

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails