9 de jul. de 2012

YES - "Yesyears" - 1991

Depois de longo tempo completamente desprovido de inspiração para escrever qualquer bobagem, eis que retorno das cinzas, renovado e na boa companhia do nosso bom e velho, Yes, que na verdade só envelhece nos números que o acompanham. 

E neste tempo de inatividade involuntária, apenas escutando algumas bandas, fuçando aqui e ali em alguns blogs que gosto muito e que sempre visito para buscar informações que possam subsidiar algumas insanidades que vem a cabeça e tenha alguma credibilidade, eu li e escutei de tudo, coisas incríveis, porém, a solução acabou sendo doméstica, ou seja, estava ao meu alcance e há muito tempo eu não escutava ou lia seu fabuloso encarte. 

O Cdbox, intitulado, “Yesyears” lançado em 1991, que mostra de uma forma muito inteligente e intuitiva, a trajetória de um dos fenômenos musicais mais influentes do rock progressivo e que na aquela época, aparentemente estavam tentando botar as coisas em ordem, uma vez que lançavam o álbum “Reunion”, com praticamente todos os membros que passaram pela banda. 

Esta iniciativa em uma visão holística poderia selando a Paz dentro da banda, levando-se em conta que as brigas e confusões constantes nos anos oitenta, quase levaram a banda à extinção, o que seria uma verdadeira tragédia “Grega”, mas enfim, eles são tão teimosos quanto nós e de alguma forma conseguiram sobreviver com dignidade até agora. 

Mas por outro lado, “Reunion", pode ter sido feito por encomenda da gravadora, que afinal de contas, tem um objetivo muito claro e específico, “faturar”, e com um elenco de peso como tem o Yes, em qualquer situação isto passa a ser uma tarefa bem fácil, porém, prefiro ficar com a primeira hipótese. 

Yesyears é um Cdbox composto por quatro cd's e um encarte com trinta páginas, ilustradas pelas mãos do “Mago do Design”, Roger Dean, responsável pela maioria das capas dos álbuns do Yes, associadas a um texto muito bem elaborado em Inglês, contando de forma sucinta um pouco da história dos álbuns, dos músicos e tudo mais relacionado com a banda e para finalizar, a árvore genealógica da banda, mostrando as origens de cada membro e que até então, estava em sua nona geração. 

Este trabalho resgata algumas músicas que não foram colocadas em alguns álbuns de estúdio, mas que agora estando presentes nesta compilação, dão um tom de ineditismo à coletânea ao mesmo tempo em que velhas e conhecidas músicas presentes, continuam a entreter, encantar e principalmente divertir, que ultimamente tem sido uma das maneiras que encontrei para classificar uma música ou álbum, como sendo de meu agrado. 

Eu não só sou suspeito, como totalmente imparcial para comentar qualquer coisa a respeito do Yes, portanto, não acreditem em nada do que vou falar em seguida, mas esta compilação é simplesmente fantástica, divertidíssima da primeira a última faixa em todos os Cd’s, ou seja, altamente recomendado para os fãs, mas principalmente para quem não tem afinidades ou mesmo não conhece a banda, pois vão se surpreender.  

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Tracks:

Disc: 1
1. Something's Coming - Stereo Mix 
2. Survival 
3. Evrey Little Thing 
4. Then 
5. Everydays 
6. Sweet Dreams 
7. No Opportunity Necessary, No Experience Needed 
8. Time And A Word 
9. Starship Trooper: Life Seeker/Disillusion/Wurm 
10. Yours Is No Disgrace 
11. I've Seen All Good People: Your Move 
12. Long Distance Runaround 
13. The Fish - Schindleria Praematurus 

Disc: 2
1. Roundabout 
2. Heart Of The Sunrise 
3. America 
4. Close To The Edge: The Solid Time Of Change/Total Mass Retain/I Get Up I Get Down/Seasons Of Man 
5. Ritual-Nous Sommes Du Soleil 
6. Sound Chaser 






Disc: 3
1. Soon - Single Edit 
2. Amazing Grace 
3. Vevey, Part One 
4. Wonderous Stories 
5. Awaken 
6. Montreux's Theme 
7. Vevey, Part Two 
8. Going For The One 
9. Money 
10. Abilene 
11. Don't Kill The Whale 
12. On The Silent Wing Of Freedom 
13. Does It Really Happen? 
14. Tempus Fugit 
15. Run With The Fox 
16. I'm Down 

Disc: 4
1. Make It Easy 
2. It Can Happen 
3. Owner Of A Lonely Heart 
4. Hold On 
5. Shoot High Aim Low 
6. Rhythm Of Love 
7. Love Will Find A Way 
8. Changes - Live Version 
9. And You And I - Live Version 
10. Heart Of The Sunrise - Live Version 
11. Love Conquers All




"Make It Easy"

"Sound Chaser"

"YesYears Documentary"

5 comentários:

  1. Essa coletânea é excelente! É um bom momento para falar em Yes pois John Anderson está vindo ao Brasil em Setembro! Estou esperando por um grande show...

    abraços,

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicho,

      Tomara que além dele o Rick Wakeman venha junto, pois ai vai ser a consagração total.......

      Realmente, "YesYears" dá uma visão periférica do que a banda tinha produzido entre os anos setenta e oitenta.....é uma compilação muito boa....

      Abração,

      Gustavo

      Excluir
  2. O Rick virá a Argentina, e está quase certo! Tomara que estique uma perna no Brasil! Vamos torcer! Eu nunca vi ele e só falta o mesmo para eu ver da quarta formação do Yes que para muitos é a mais especial.

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos ficar na torcida para que ele venha.....

      O RW eu assisti em 1975 quando ele veio pela primeira vez ao Brasil..... Só posso dizer uma coisa: INESQUECÍVEL!!!!

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  3. arruma o link para baixar esse disco, por favor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails