3 de abr. de 2012

THE BEATLES - "Germany Tapes" - 1962

Em geral quando vou escrever uma resenha sobre algum álbum, eu prefiro escutar alguma coisa diferente, para não ficar influenciado pela banda e pelas músicas do álbum e não cometer alguma injustiça, mesmo que elogiosa. 

Curiosamente, quando escrevia a última resenha, sobre os shows de Roger Waters no Brasil, imagine, eu escutava os Beatles, mais precisamente o álbum, “Germany Tapes”, um bootleg com quatro músicas cantadas em alemão, gravadas em 1962. 

A rigor, nada demais, mas como meus neurônios de certo modo têm vida própria, pelo menos uma meia dúzia, resolveu se rebelar dos demais e há alguns dias têm um questionamento para mim um tanto perturbador que está me perseguindo. 

“De que forma teria sido a “contribuição” da obra dos Beatles para o desenvolvimento do rock progressivo e de outros movimentos musicais da época, se é que realmente houve esta "contribuição" ?”, pois para mim, uma coisa é certa, eles mudaram o mundo com sua rebeldia e a música nunca mais foi a mesma quando se separaram em 1970. 

A década de setenta, não foi regada somente de Rock Progressivo, pois em paralelo acontecia um movimento de peso, o Hard Rock, um derivado ácido do Blues, que foi a porta de entrada para o surgimento do Heavy Metal e ai por diante  e bandas clássicas como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath e tantas outras que viviam em um cenário underground, à margem da sociedade, apresentando-se em pequenos bares e Pubs na Inglaterra puderam mostrar o seu trabalho. 

Todos estes movimentos musicais e alguns outros que vieram em sequência, eclodiram praticamente ao mesmo tempo, no inicio dos anos setenta, uma vez que, o mundo tinha ficado literalmente órfão dos Beatles

A perda da banda foi e ainda é sem dúvidas alguma, irreparável, mas por outro lado, será que seria legal, ficar privado da genialidade individual de cada músico, onde cada qual com um pensamento e um direcionamento musical diferente, estavam livres para criar o que bem entendessem, dando satisfações apenas para suas consciências e então músicas como, “Imagine”, “It don’t come easy”; “Jealous Guy”; “My Love”; “9 Dream”; ”Bangladesh”; “Band on the run” e algumas dezenas de outras músicas que por alguma razão do destino nem chegassem a existir, fora o fato que para isto tudo, mais bandas foram formadas para suprir esta avalanche de álbuns que vieram após a separação. 

Por conta disto, acredito que tudo tem um sentido na vida e nada acontece ao mero acaso, pois talvez se os Beatles não tivessem se separado naquele momento, bandas como o Genesis, Yes, Pink Floyd, ELP e inúmeras outras, jamais teriam existido, ou então, teriam produzido outro tipo de música, influenciados pela música dos Beatles

É certo que ao final da década de sessenta, o movimento psicodélico, mesmo que sobriamente, dava mostras do seu poder encantador, fisgando inclusive os Beatles, que em alguns dos seus álbuns como, “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”; “Magical Mystery Tour” e principalmente “Yellow Submarine”, já mostravam sua influência e por conseguinte, isto vindo de uma referência com credibilidade sem fronteiras, abriu as portas para experimentações musicais e o firmamento de bandas como o Pink Floyd de Sid Barrett, precursor do movimento psicodélico.

Para chegar até o rock progressivo não foi necessário gastar muita energia, pois todos os caminhos estavam abertos e de outro lado, tinha um mundo havido por uma música que pudesse suprir o vazio deixado pelo maior fenômeno musical de todos os tempos. 

Apesar de que o bootleg, “Germany Tapes”, não tenha relação direta com assunto comentado, a não ser pelos seus criadores, nada mais justo do que postá-lo, pois foi ele o motivo que me levou a pensar sobre o assunto e a escrever esta resenha.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!  BEATLES FOREVER!!!!

The Beatles:
George Harrinson
John Lennon
Paul MacCartney
Ringo Star

Tracks:
01 - Sie Liebt Dich
02 - Komm, Gib Mir Deine Hand
03 - Geh Raus
04 - Mein Herz Ist Bei Dir Nur


LINK

"Beatles - The German tapes"


PS: Procurando algum vídeo para postar nesta resenha, acabei achando o vídeo com a música, “On The Road to Marrakesh” dos Beatles e que no futuro iria ser conhecida como “Jealous Guy”, de John Lennon, portanto, não poderia me furtar ao direito de postar estes dois vídeos simplesmente imperdíveis.

"On The Road To Marrakesh - The Beatles"

"Jealous Guy - John Lennon"

4 comentários:

  1. Mano Véio......que bom que você colocou alguma coisa sobre os Beatles em seu blog....Fazia tempo que eu estava ansioso para escrever algumas linhas sobre esses caras....

    Certa vez perguntaram para o Pepe ( ponta esquerda do Santos)..."Pepe, quem foi o maior jogador do Santos????"...Pepe respondeu de bate-pronto..."É logico que fui eu"....O reporter respondeu.."Cê tá louco Pepe???? E o Pelé????"...O Pepe respondeu cinicamente..." O Pelé não conta!!!!!

    É assim que eu defino os Beatles....Eles foram infinitamente melhores que os Stones, e qualquer outra coisa que existia ou viria a existir...

    Por trás de Zeppelin, Sabbath, Purple existe uma canção chamada Helter Skelter....Eleanor Rigby é a primeira canção de rock progressivo, e Revolver iniciou a Fase de Ouro do Rock - que como já disse, terminou com o canto do cisne do Yes chamao Drama-

    Sem os Beatles não existiria absolutamente nada na cena musical...Nos tempos de faculdade, fiz uma apresentação onde comparei os Beatles como uma empresa...tudo o que se discute hoje em termos de inovação, empreededorismo, gestão, marketing, está perfeitamente contido na entidade ( gostei desta expressão)chamada Beatles!!!!!

    Acho que eles nasceram e morreram dentro do tempo em que realmente deveriam existir....Foram vanguarda e precursores de tudo o que o cenário musical iria criar nos anos 70, ( os anos 80 não contam pra nada).

    John Lennon Tinha um senso de criação tamanho que influenciou tudo aquilo que viríamos a admirar nas mãos de Peter Gabriel, Jon Anderson, Roger Waters, ....Quem nunca gravou uma canção dos Beatles?????

    Dentro do Renacimento Cultural que aconteceu nos século XX ( o Segundo na história da Humanidade ) não é exagero nenhum afirmar que os Beatles foram os maiores protagonistas....

    ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO!!!!!

    Carlos "THE ANCIENTE"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão,

      Há muito tempo eu queria postar algo dos beatles, pois acho que era uma dívida que tinha com minha consciência, pois esse sentimento que você externou, é o mesmo que sinto.......

      Sem eles, nada disso que passamos desde a década de setenta, não teria exitido, inclusive a década das trevas, a de oitenta, mas era uma experiência que tínhamos que passar.......

      Os Beatles e isoladamente cada músico, foram responsáveis por essa revolução musical que o mundo passou.....

      Forte abraço,


      Gustavo

      Excluir
  2. E aí tudo blz? O link não está funcionando... pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolverine,

      Voce deve clicar no segundo link de cima para baixo, pois o primeiro e para baixar um programa...

      Eu fiz o Donwload agora sem problema.....


      Abs,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails