7 de fev. de 2012

GENESIS - "Henry's Green Knickerbockers - BBC Live" - 1972

Depois de umas férias forçadas aqui do blog por conta de compromissos profissionais que roubaram meu tempo além do normal e os poucos neurônios que ainda dispunha, estamos de volta com um velho conhecido, o Genesis, que acredito ser uma das bandas que mais têm bootlegs espalhados na internet, ficando atrás somente do Pink Floyd que é hours concours nesta disciplina. 

E este bootleg, não é diferente dos demais, pois é muito bom também e marca um importante momento que o Genesis vivia no início dos anos setenta, com o  registro de duas apresentações feitas  pela banda e gravadas pela BBC

“Henry's Green Knickerbockers” traz do álbum, “Nursery Cryme”, as músicas, “The Fountain Of Salmacis”; “The Musical Box” e “The Return Of The Giant Hogweed” e adianta duas faixas do álbum, "Foxtrot", antes mesmo de seu lançamento oficial, que só aconteceria em outubro de 1972, com as músicas, “Watcher Of The Skies” e “Get 'em Out By Friday”

Têm também a música, “Twilight Alehouse” que inexplicavelmente nunca entrou na discografia oficial da banda, mas que foi muito executada nas diversas apresentações do Genesis ainda na era “Gabriel”, o que me leva a crer que, esta música era uma cria direta de Peter Gabriel, mas por razões desconhecidas acabou sendo preterida pelo grupo. 

Até a faixa sete, a gravação foi feita em março de 1972, no BBC Paris Studios em Londres e da faixa oito em diante, a gravação foi feita em setembro de 1972 para o programa “Sounds Of The Seventies”, o que veio muito a calhar, pois uma semana depois seria lançado o álbum “Foxtrot”, portanto, não poderia haver melhor forma de divulgar o trabalho, já que o meio mais moderno e rápido da época era o Rádio. 

Apesar de este bootleg ser muito curto, ele é muito significativo, pois registra a fase mais visceral da banda, com músicas que claramente representam o que há de melhor do espírito e da essência do Rock Progressivo que é totalmente coroado com uma música que não está presente nesta compilação, mas que sem dúvidas é a síntese do trabalho do Genesis, pois estou me referindo a "Supper's Ready", verdeira obra prima, imortalizada nos anais do rock. 

A formação da banda neste período foi a mais completa e criativa, conseguindo sustentar-se até 1975 com a saída de Peter Gabriel e sofrendo em 1977, mais outra perda irreparável com a saída de Steve Hackett, marcando o início do declínio do grupo como uma banda de rock progressivo que perdeu suas energias e acabou migrando para o Pop como meio de sobrevivência, produzindo músicas mais comerciais e menos conceituais. 

Finalizando, o bootleg, “Henry's Green Knickerbockers”, vai agradar muito a quem não conhece o trabalho da banda uma vez que o repertório tem o peso de dois grandes álbuns que fazem parte história do rock, mas principalmente para quem já é um fã do grupo, uma vez que, será mais uma oportunidade para escutar o trabalho e matar as saudades de uma das bandas mais criativas que o rock teve.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Musicians:
Tony Banks / organ, mellotron, piano, electric piano, acoustic 12 string guitar, backing vocals
Phil Collins / drums, percussion, backing vocals
Peter Gabriel / lead vocals, flute, tambourine, bass drum, oboe
Steve Hackett / electric guitar, acoustic 12 string guitar, acoustic 6 string guitar
Mike Rutherford / bass guitar, bass pedals, acoustic 12 string guitar, cello, backing vocals


Tracks:
01 - Intro
02 - The Fountain Of Salmacis
03 - Intro
04 - Peter Gabriel Intro
05 - The Musical Box
06 - Intro
07 - The Return Of The Giant Hogweed
08 - Twilight Alehouse
09 - Get 'em Out By Friday
10 - Watcher Of The Skies

LINK

"The Musical Box"

"Twilight Alehouse"

"Watcher Of The Skies" and "Get 'em Out By Friday"

3 comentários:

  1. É muito bom reescutar os clássicos do Genesis através dos bootlegs, ainda mais quando tem boa qualidade de audio! Estou viciado no Boot soundboard do Genesis ao vivo no Lynceum de 1980, que tirando a Turn It On Again (nojenta) é bom pra caramba! E nos boots do período pós Gabriel (75 á 78)! Abraço a todos. -- Luciano

    ResponderExcluir
  2. Cara, este show é simplesmente foda! A qualidade de som é show... E Peter & Cia estão perfeitos. Parabéns pelo post e que venha outros deste naipe!!!

    ResponderExcluir
  3. Luciano, Wolverine......

    O Genesis na era "Gabriel", é imperdível em qualquer situação, pois sempre dá para descobrir algo novo em seus arranjos.....

    Após a era Gabriel, realmente os dois primeiros álbuns são dígnos do nome da banda, pois são muito bons mesmo, mas depois que Phill Collins foi para o "lado negro da força", para mim a banda passou a ser outra.....

    Abraços à todos....


    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails