21 de nov. de 2011

PREMIATA FORNERIA MARCONI - "L'isola di Niente" - 1974

Existem umas doideiras que batem na minha cabeça de vez em quando e hoje foi com a música, “Dolcissima Maria” do PFM que tocou o dia inteiro na minha mente e não havia jeito de lembrar de que álbum ela era. 

Eu lembrava até que a Legião Urbana tinha gravado uma versão belíssima desta música na voz de Renato Russo e tudo mais, mas até chegar a "L'isola Di Niente" gravado em 1974, o terceiro álbum da banda, levou muito tempo e isto sinalizava que eu havia esquecido totalmente álbum, no mínimo um fato imperdoável. 

Resgatar este tesouro é o mínimo que posso fazer para que não só eu, mas outros não se esqueçam desta preciosidade do progressivo Italiano, materializado por uma das bandas mais expressivas do rock progressivo. 

Para quem não conhece este trabalho, será uma gratíssima surpresa em ouvir músicas que fogem do padrão internacional, ou seja, cantadas em Italiano, mas com um apelo emocional muito grande, que é uma característica do povo Italiano. 

Justamente a música cantada em Inglês, chamada “Is My Face On Straight” é a que menos gosto neste álbum, que tem as demais cantadas em italiano, mas o foco agora é a música “Dolcissima Maria” que me perseguiu o dia todo, portanto chegou à hora de dar o troco e persegui-la também. 

Muito bem, ela simplesmente é linda, cativante, emocionante, pura poesia, uma obra de arte de rara beleza, feita com a complexidade do Barroco Italiano, mas soando como uma oração, um cântico de lamento, que acompanhada da flauta de Mauro Pagani, tocada com absoluta perfeição, é de arrepiar e amolece qualquer Pitbull de duas patas, pois ela entra no coração e faz um estrago enorme. 

Apesar dos seus trinta e cinco de existência, não tem “cheiro de naftalina”, continua atual, mas isso facilmente se explica, levando-se em consideração a sua origem, que sem dúvidas alguma é nobre, vem de um dos berços mais expressivos do rock progressivo. 

"L'isola Di Niente" é um excelente álbum, que abre suas portas com a música que deu nome ao álbum, com um coro renascentista que pode até dar uma assustada em quem não é familiarizado com a banda, mas isso é um mero detalhe, pois o que vem a seguir é o mais puro rock. 

Em seguida vem “Is My Face On Straight”, que a considero fora de contexto deste álbum, mas não chega atrapalhar, pois logo em seguida vem, “La Luna Nuova”, maravilha de música, outra pintura que e é precedida da minha eleita, “Dolcissima Maria” e para encerrar “Via Lumiere” que tem um show a parte de “Jan Patrick Djivas” e seu baixo, fantástico.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!!

Musicians:
Franz Di Cioccio / drums, percussion, vocals
Jan Patrick Djivas / bass, vocals
Franco Mussida / guitars, lead vocals
Mauro Pagani / violin, flute, vocals
Flavio Premoli / keyboards, lead vocals

Tracks:
01. L'Isola di Niente (10:42)
02. Is My Face On Straight (6:38)
03. La Luna Nuova (6:21)
04. Dolcissima Maria (4:01)
05. Via Lumiere (7:21)

LINK

"Dolcissima Maria"

"La Luna Nuova"

4 comentários:

  1. Premiata é fora de série! Adoro esse disco como todos os anteriores e gosto ainda do Chocolate Kings! Conheci esse disco há pouco tempo, uma pena, mas sem dúvida alguma é um clássico do PFM! Tem uma musicalidade maravilhosa! Fiquei na maior deprê por perder o show deles em Belo Horizonte em 2005... Tomara que voltem ao Brasil, pois estamos ficando orfãos de bandas progressivas... ---Luciano

    ResponderExcluir
  2. O disco eu já levei, agora da uma olhada no blog da luciana e me diz se estamos ou não fudidos.
    Cara, dizem que é isso e aquilo e me escreve sobre o cara aquilo?
    Ele já encerrou a carreira faz tempo, a nota é velha, e ainda diz que quer que todos se ferrem prq não tem culpa de ser famoso, o que só aconteceu derrubando o gabriel e acabando com a vida dele, depois acabou com a banda e agora com a propria carreira.....meu vai entender e eu que sou chato e ela me regaça de dura qdo comento, o que não fiz é lógico, cansei e num sou eu que vou ensinar nf aindamais esse pessoal prog que endeusa seus blogueiros.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Este álbum é muito especial e eu o considero como um dos melhores que já produziram.....

    Você tem razão, os grandes espetáculos estão acabando......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Dead,

    Meu irmão.....

    O mais importante são as nossas convicções e principalmente no que acreditamos ser o correto...

    Nas nossas trocas de comentários, acabei descobrindo que o cara era um tremendo de um FDP, apesar de ter algum talento na bateria.....

    A rigor, os que comentários que faz em seu blog estão sempre embasados em algum fato histórico, não é "achismo", portanto, não se incomode com a opinião alheia, pois ninguém foi obrigado a ler o que escreveu, que aliás é uma das nossas funções de Blogueiros, informar a verdade......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails