8 de jul. de 2011

CAMEL - "The Last Flight" 1975

Este álbum, "The Last Flight", gravado em 1975, aparentemente representa o registro da última vez que a suite “The Snow Gosse” foi tocada na integra pelo Camel.

Graças a Deus, tinha uma alma iluminada que gravou este momento mágico e algumas outras que fizeram os ajustes e reparos necessários no áudio para que um dia fosse disponibilizado, portanto, desde já é uma obrigação agradecer muito a todos que se envolveram neste trabalho doando seu tempo a uma causa tão nobre, permitindo a divulgação e a disseminação da arte. 

Como “The Snow Goose” é o foco principal deste show, não custa nada lembrar que a banda, por sugestão de seu baixista Doug Ferguson, desenvolveu este tema a partir de um conto escrito por Paul Galico, escritor americano, que acompanhando o desenvolvimento da “Segunda Grande Guerra Mundial”, conta a história de um homem, uma bela jovem e os encontros e desencontros que um momento tão complexo como o de uma guerra pode promover. 

Um show do Camel é sempre um convite irrecusável, ainda mais neste periodo, pois a banda estava efervescente, tendo em vista que, o álbum “Mirage”, foi e ainda é um sucesso, estando presente com algumas músicas neste bootleg, para em seguida, lançarem sua suite, “The Snow Gosse”, que verdadeiramente balançou e sacudiu o seleto mundo das bandas de rock progressivo em 1975. 


Voltando no tempo, naquele mesmo ano, o Genesis praticante já havia perdido Peter Gabriel e estavam finalizando sua última turnê juntos, o Yes estava sem Rick Wakeman e fazia a “Relayer Tour”, aliás, diga-se de passagem, baseada em um excelente álbum, mesmo sem a presença do mestre RW; o Focus lançava seu “Mother Focus”, bem longe do que já tinham produzido, apesar de ser um bom álbum; o Jethro Tull estava lançando seu “Minstrel In The Galery", sem dúvidas um, puta álbum, mas com uma temática própria, muito bem definida, sem oferecer oposição ao álbum do Camel.

Pink Floyd  por sua vez, lançava o magnífico e antológico álbum, “Wish You Were Here”, um sério concorrente, mas com uma temática e proposta musical completamente diferente, portanto não deixando espaço para a disputas entre as grandes bandas do momento e até levando-se em conta que o Camel saiu na frente de todos, lançando seu álbum conceitual em abril e seu projeto musical incluiu uma sinfônica em conjunto com o grupo, sedimentando muito bem o tema proposto, a banda nadou de braçada, sozinha e sem nenhuma interferência, o que rigor em meu entendimento não mudaria muito o cenário, pois o álbum é auto-sustentável, ou seja, é muito bom por natureza. 

Obviamente suprimi o nome de diversas outras bandas de peso deste rápido comparativo, pois seria muito maçante e desnecessário extender o tema acima, pois o mais importante não está em minhas palavras, mas na música contida em "The Last Flight", isto sim, um trabalho impecavel da banda, um excelente motivo para dedicar algum tempo à música. 

Finalizando, além de estarmos diante de um excelente álbum, o trabalho de arte final elaborado para este bootleg é no mínimo invejável, está repleto de ilustrações, coisa feita por gente que entende do assunto e para ser mais exato, por artistas de verdade que doaram seu tempo para produzir este material, que não só é belo, mas também conta um pouco da história que cerca a obra de Paul Galico em seu conto, “The Snow Goose”, a alma de um dos melhores álbuns de rock progressivo de todos os tempos.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!! 

Musicians:
Peter Bardens - Keyboards
Doug Ferguson - Bass Guitar
Andy Latimer - Guitars, Flute & Vocals
Andy Ward - Drums and Percussion

Tracks:
01. The White Rider
02. Supertwister
03. Introduction to the Snow Goose
04. The Great Marsh
05. Rhayader
06. Rhayader Goes to Town
07. Sanctuary
08. Fritha
09. The Snow Goose
10. Migration
11. Rhayader Alone
12. Flight of the Snow Goose
13. Preparation
14. Dunkirk
15. Epitaph
16. Fritha Alone
17. La Princesse Purdue
18. The Great Marsh (reprise)
19. Hommage to the God of Light
20. Lady Fantasy

NEW LINK
"The White Rider"

"The Great Marsh/Rhayader/Goes to Town"

"Lady Fantasy - parte 1"

"Lady Fantasy - parte 2"

11 comentários:

  1. hi, first of all, congratulations for this great blog, second could you reupload this one? thanks in advance, cheers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you so much for the encouraging words addressed to the blog ......

      Here's the new link: http://www.sendspace.com/file/rjjphm

      Check back often, because the space is yours and the satisfaction in having it here is all of our .....

      Greetings

      Gustavo

      Excluir
  2. Thanks for sharing. PRRP releases are always fine and valuable recordings. This great Camel boot is in the same vein.
    Cheers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're welcome Dear Cherrs,

      The Camel is one of the most beloved bands on the planet, perhaps by its simple way of doing progressive rock ....

      Thank you very much for your visit to the blog


      Best regards

      Gustavo

      Excluir
  3. Cara, só passei pra falar do quanto é bom seu blog. Além da oportunidade de curtir muito som bacana, é altamente instrutivo.
    Longa e eterna vida. Como é longo e eterno o rock´n roll.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos,

      Muito obrigado por sua suas palavras de incentivo ao blog.....

      A casa é sua....

      Volte sempre !!!


      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  4. Por favor podes subirlo nuevamente me encantaría disfrutar de esa obra. Si lo subís te dejamos ganar el mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está o novo link: http://www.sendspace.com/file/yhchsz

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  5. Gustavo, sinceramente no se como agradecer tu gentileza. Camel es para mi una gran banda, que de haber tenido el éxito económico que se merecía, hubiera competido de igual a igual con los grandes de rock progresivo y sinfónico de la época.
    Por otra parte no podré cumplir con la promesa de dejarles ganar el mundial porque Brasil, en materia de futbol, no necesita que nadie le regale nada. Mi nombre es Fernando y pongo "anónimo" porque sino se complica y yo no soy bueno para estas cosas. Suerte y otra vez, muchísimas gracias.

    ResponderExcluir
  6. Fernando,

    Não há o que agradecer e saiba que foi um prazer em atender ao seu pedido.....

    O Camel é uma das minha bandas preferidas e eu a coloco de igual para igual com qualquer outra banda da época sem o menor problema.....

    Quanto a Copa do Mundo, não acredito que o Brasil vá ter alguma facilidade por estar jogando em casa........

    Se o time jogar como se diz no Brasil, "De Salto Alto", vai ter uma triste surpresa logo no início da competição....

    Volte sempre!!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Muchas gracias por este gran regalo, y felicitarlo tambien por su gran blog! An amazing site sharing amazing music! Thanks again mi amigo! Keep goin'!
    Abrazo desde Mexico!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails