16 de jun. de 2011

GROBSCHNITT - “Live At Dortmund - Rockpalast” - 1978

Por conta de um comentário recentemente feito por um internauta que disse o seguinte: “Bandas como o SOLARIS, GROBISCHNITT, WITTHÜSER & WESTRUPP, OMEGA e tantas outras NÃO deveriam de acabar NUNCA. Silvio Ramos2011", então, eu lembrei de um álbum muito interessante do Grobschnitt, intitulado, “Live At Dortmund - Rockpalast”, gravado em 1978, trazendo apenas três músicas, sendo uma, “Solar Music”, com quase sessenta minutos.

A banda se caracteriza, pelo seu modo irreverente de criar suas composições, bem como da maneira como se apresentam em seus shows, proporcionando momentos de descontração e irreverência e sempre que possível bem junto ao seu público, para que de alguma forma possa haver uma maior sinergia entre a banda e o público. 

Formado por exímios músicos, compositores e letristas, a banda consegue manter uma consistência muito grande em todos os seus trabalhos e cada apresentação pública há sempre uma novidade, uma reinvenção e uma oportunidade da qual não abrem mão, o improviso, às vezes muito sutil, mas com certeza sempre presenteem seus shows. 

Apesar de toda a qualidade que cerca a criatura e seus criadores, a banda nunca teve uma projeção ou reconhecimento na mesma proporção do valor do seu trabalho, pois é inegável que quando descobertos, o sentimento não seja como o do internauta “Silvio Ramos”, citado acima. 

Sem medo de errar ou estar cometendo alguma heresia, o Grobschnitt pode ser colocado ao lado dos grandes nomes do rock progressivo pela qualidade, constância e principalmente pela consistência das peças produzidas, que mesmo em um tom muito bem humorado e extrovertido e tendo tendo em vista que,  o rock progressivo por um dogma é considerado erudito e muitas vezes até um tanto marcial e mesmo não se enquadrando nestes preceitos e mesmo assim, sua obra tem um valor musical inestimável, incontestável e raro, portanto, sinto-me a vontade em considerá-los tão bons, quanto qualquer outra banda desta mesma geração e vertente musical.

Só pelo fato de terem produzido uma versão extendida para a música, “Solar Music”, praticamente transformando-a em uma “sinfonia rock”, é uma prova de competência, criatividade e talento, bem como de uma coragem imensurável, indicando que para o  Grobschnitt, a arte está acima de qualquer barreira ou preconceito, levando-se apenas em consideração o desejo de externar suas idéias e emoções sem estarem preocupados com convenções, críticas ou coisas deste tipo.

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Musicians:
Stefan Danielak - guitar, vocals
Joachim H. Ehrig - synthesizer, drums, vocals
Wolfgang Jäger - bass
Volker Kahrs - keyboards, vocals
Gerd Kühn - guitar, vocals
Toni Moff  Mollo - vocals, lightning

Tracks:
01 - Vater Schmidt's Wandertag (13:16)
02 - Come On People (13:08)
03 - Solar Music (58:01)

LINK

"Vater Schmidt's Wandertag"

"Come On People"

"Solar Music - Pt.1"

"Solar Music - Pt.2"

"Solar Music - Pt.3"

6 comentários:

  1. Ótimo comentário, Gustavo!
    Concordo plenamente! Diria ainda que o Grobschnitt, constitui junto com o Eloy, Triunvirat e Tangerine Dream o maior quarteto de todos os tempos do progressivo alemão e um dos maiores nomes do prog mundial! Porém, atualmente o Grobschnitt está descaracterizado de sua formação clássica (essa aí de cima), tendo apenas Stephan Danielak (Wildschwein) como elemento inicial.
    Abç
    parabéns!

    Ricardo Triunvirat

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo,

    Seus comentários são totalmente corretos.....

    As bandas que citou são umas das que mais escuto com frequencia......

    O grobschnitt dentro de seu contexto é única, não ha nada parecido.....

    Legal que tenha gostado da postagem....

    Obrigado por ter vindo até aquí....

    Volte sempre!!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, obrigado pela lembrança e menção do meu nome na abertura desse post. É que se ficarmos na dependência das rádios para ouvir música, já sabe..É muito bom termos blogs como o seu para poder comentar e ouvir boas músicas.
    Silvio Ramos2011

    ResponderExcluir
  4. Caro Silvio,

    O blog funciona muito na base de "input's" como o que você deu com seus comentários e que acabou gerando esta postagem o que naturalmente fez com que seu nome fosse revelado.......

    Fico muito grato por suas palavras......

    Volte sempre!!!!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Estava procurando por este show em dvd e por acaso parei por aqui, estou no trabalho ouvindo solar music pelo Grooveshark, cara, tem nem palavras como sou agraciado por poder ouvir, entender e degustar desta maravilhosa música que é o progressivo. Meu dia já começou bom que consegui um DVD do Banco que esperava a muito tempo, agora me deparo com este cd que já estou baixando pra ir ouvindo no carro, espero até que esteja engarrafado hoje.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro,

    Bogus,

    Legal que tenha gostado, então só posso te desejar um bom engarrafamento...... para que possa escutar esta preciosidade e não ficar louco de vez no meio deste trânsito caótico.... hahaha

    Meu amigo, a casa é sua e a satisfação em tê-lo por aqui é toda nossa, portanto, volte sempre!!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails