1 de abr. de 2011

GENESIS - "Washed By The Waves" - 1972

Segundo comentários, que não posso confirmar se tem procedência ou não, pois nesta época eu tinha apenas onze anos e ainda não tinha pego o gosto pela música, diz-se que no verão europeu do ano de 1972, período em que o Genesis estava na Itália, foi decisivo para a continuidade da banda, pois as vendas com os álbuns já lançados estavam muito aquém do esperado e que a mídia local (Reino Unido) estava desanimada em relação ao movimento progressista (custo a crer). 

Realmente fica difícil acreditar numa afirmação como esta, pois com o lançamento de um álbum como o "Nursery Cryme", uma verdadeira obra prima do rock, que passados praticamente quarenta anos de seu lançamento, até hoje é comercializado e também acho muito difícil a mídia inglesa à época dos acontecimentos não dar a devida importância ao movimento. 

Mas seguindo o raciocínio, neste verão, a banda resolveu excursionar pela Itália, que é outro berço do rock progressivo, tão importante quanto o inglês, e lá ao que parece, conseguiram contornar e equilibrar uma situação adversa que momentaneamente estava passando e que ao mesmo tempo acontecia juntamente com a fase de pré-produção do novo álbum, "Foxtrot", outra gema da banda, que seria lançado em outubro deste mesmo ano. 


Esta apresentação, "Washed By The Waves", aconteceu em 22 de agosto de 1972, logicamente encantando os italianos, que também são mestres em fazer um rock de altíssimo nível, conseqüentemente tendo um público altamente exigente, portanto, para o Genesis, uma aprovação em terras macarrônicas e pizzaiolas, era a solução que precisavam para alavancar definitivamente sua carreira e mostrar a seus compatriotas o potencial que tinham. 

E de fato, independente de qualquer coisa, logo em seguida a turnê italiana, veio o lançamento de "Foxtrot", que fez um enorme sucesso na Itália, com a música "Watcher of the Skies", que faz parte deste álbum, virando um hino por lá e o álbum como um todo, tornando-se talvez, a obra magna da banda, que em seu DNA carrega consigo o peso de uma das composições mais perfeitas do rock progressivo, a música "Supper's Ready", com seus mais de vinte minutos de duração e que não me canso de escutar, seja na voz de Peter Gabriel ou na de Phil Collins

Apenas um alerta, tendo em vista que os arquivos disponibilizados estão com a extensão "Flac", uma vez que, são fruto de gravações em fita magnética que muito tempo ficaram guardadas em algum porão, logicamente perdendo qualidade, portanto converte-las para a extensão "MP3", poderia significar uma perda irreparável em seu áudio.

ALTAMENTE RECOMEMDÁVEL!!!!

Musicians:
Tony Banks
Steve Hackett
Mike Ruthefort
Phil Collins
Peter Gabriel

Tracks:
1. Watcher of the Skies  7:53
2. Can-Utility and the Coastliners  7:11
3. The Fountain of Salmacis  8:29
4. Twilight Alehouse  8:02
5. Seven Stones  5:29
6. The Musical Box  11:42
7. The Return of the Giant Hogweed  9:22

LINK


Seven Stones"

"The Return of the Giant Hogweed"

9 comentários:

  1. Engraçado como surgem novas e novas velhas gravações, meu pai como era dificil se ter alguma coisa na época, e até o original as vz fazia se vaquinha e na loja o cara dizia"acabou"!!!
    Hoje a net nos dá essa possibilidade e não há lei no mundo que vá impedir. Na época pós lutero, alguns aldeões migravam pra toda a europa com trechos da bibla costurados em suas roupas e nas escolas que iriam estudar identificafam os interessados e as reuniões ocorriam a noite nas cavernas e matas proximas as faculdades. Muitos desses jovens foram mortos pelos regimes ditatoriais religiosos da época mas a tradução germãnica foi levada a mais lugares que se possa imaginar. Percebe que o compartilhar é uma rebeldia santa?
    Enjoy!!!!!!!!!!
    ah, baixando é claro e se der na telha colando por la depois,rs

    ResponderExcluir
  2. É isso aí meu velho,

    Tá sempre aparecendo uma novidade, uma gravação nova, então, nós temos o dever de compartilhar estas preciosidades........ Sempre!!!!!

    Apareça!!!

    Forte Abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Saudações Caro Lord Gustavo!

    Bicho, mais uma de suas brilhantes resenhas.
    Texto exemplar, inteligente, completo, informativo, além de muito bem explorado. Parabéns meu amigo pelo excelente texto e pela generosa divulgação dessa verdadeira preciosidade. Um verdadeiro achado "arqueológico".
    Quanto a "Supper's Ready", faço minhas as suas palavras "...não me canso de escutar, seja na voz de Peter Gabriel ou na de Phil Collins".
    Um Grande AbraçO!
    MM.:

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo,

    É uma honra em tê-lo por aquí,um prazeiraço....

    Fico muito grato pelas pelas palavras, principalmente por vir do administrador de um dos blogs mais conceituados da internet, mas acima de tudo por serem palavaras absolutamente amigas, vindas de um amigo virtual que muitas vezes mostra-se muito mais um amigo real......

    Agora, quanto a "Supper's Ready", seja na voz de que for, sua origem é tão perfeita, criativa, inovadora e renovadora, que ela sempre vai hipnotizar quem escutá-la......

    As vezes eu me pergunto porque eu escuto uma música tão antiga como ela e resposta que vem à cabeça, é uma só, é como se estivesse a escutando pela primeira vez.........

    Volte Sempre!!!!!!

    Forte abraço,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada senhor Gustavo, agora a busca da minha vida será achar isso em vinil! hahaha

    Uma pena que não se ache bons materiais biográficos do Genesis como de outras grandes, e igualmente importantes, bandas.

    Mas realmente agradeço muito pelo material, adoro esse intercâmbio de bagagem cultural.

    Inclusive deixo aqui minha sugestão, caso não conheça ainda, recomendo altíssimamente o álbum de faixas extras do box 1970-1975, contém verdadeiras pérolas, como a seqüência Provocation, Frustration, Manipulation, Resignation. (Acho um crime esse box ser tão caro aqui no braziu...)

    muito obrigada novamente
    beijo beijo,
    Maya

    ResponderExcluir
  6. Maya,

    Vamos tirar este "senhor", pois ele está no céu.... hahahaha

    O Genesis é sempre uma fonte de inspiração aqui no blog e sempre que consigo algum material, faço questão de postá-lo logo.....

    Quanto ao box que você mencionou, vou correr atrás, pois este eu não tenho......

    Volte sempre.....


    Bjs,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez agradeço sua partilha. Gosto de "passar" pelo seu Blog. Continue seu bom trabalho. Agradeço por mim e por aqueles que tem "pouco tempo" para serem gratos pela sua partilha.
    Forte abraço.
    DZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DZ,

      Fico muito agradecido por suas palavras de incentivo ao blog.......

      Volte sempre!!!!

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir
  8. Obrigado Gustavo por este grande show!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails