14 de fev. de 2011

TANGERINE DREAM - "Tyger" - 1987

Temos aqui hoje, mais um excepcional trabalho do Tangerine Dream de Edgar Froese, o álbum, "Tyger", lançado em 1987 e posteriormente remasterizado em 1992, quando ganhou uma faixa bônus, "Vigour", por sinal muito boa.  

Na sua quase maioria os trabalhos de Edgar Froese são muito ricos e este não escapou da estatística e faz parte da terceira fase discográfica, a citada como "comercial", mas creio há controvérsia nesta afirmação feita por "especialistas???" da obra do Tangerine Dream, pois não há nada de comercial nas musicas.  

O que ocorre é que ele impôs uma música menos experimental e que tranquilamente poderia ser inserida como trilha de um filme, comerciais, musica ambiente e etc..., mas a qualidade musical do álbum é incontestável e são músicas que podem agradar a qualquer um, pois estão fortemente solidificadas em arranjos muito bem estruturados e que em alguns casos ganhou a doce voz de Jocelyn B. Smith, dando uma atmosfera New Age às músicas em que teve participação, aliás, as letras podem ser encontradas nas obras do célebre escritor e poeta Inglês, William Blake.  

A rigor este álbum tem tudo para agradar, levando-se em conta que é muito harmonioso e a presença da voz humana quebrou um pouco a impressão fria que instrumentos absolutamente eletrônicos provocam em nossos sentimentos quando a música é criada a partir destes elementos, deixando-a muito impessoal em determinados casos, portanto, fica o convite a experimentar esta fase mais humana na música do Tangerine Dream e ao mesmo tempo confirmar a genialidade de Edgar Froese que há quatro décadas nos oferece uma música de altíssima qualidade.

Musicians:
Edgar Froese / synthesizer, guitar
Christoph Franke / synthesizer, electronic percussion
Paul Haslinger / synthesizer, Grand piano, guitar
Jocelyn B. Smith / vocals
Christian Gstettner / sound sampling

Tracks:
1. Tyger 
2. London 
3. Alchemy Of The Heart 
4. Smile 5. 21st Century Common Man Part I
6. 21st Century Common Man Part II
7. Vigour

LINK



"Tyger"


"London"

2 comentários:

  1. Tenho o cd. Esse foi um dos cds que comprei do Tangerine Dream, nos anos 90, numa loja chamada "Sem Nome". Foi em promoção, 9,90 cada!

    Bom disco!

    ResponderExcluir
  2. Este álbum está bem suave, talvez pela voz feminina que foi adicionada, quebrando a rigidez imposta pela música eletrônica pura......

    Com certeza é um bom álbum....

    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails