7 de fev. de 2011

PINK FLOYD - "Natural Dark In Osaka" - 1972

"Natural Dark In Osaka" funciona em meu conceito como mais uma pré-estreia para o lançamento do álbum, The Dark Side Of the Moon, que seria oficialmente apresentado ao mundo no ano seguinte, em março de 1973, mas como o Pink Floyd tem como essência o experimentalismo, porque não botar as músicas que iriam transformar-se em ícones de uma rica era musical à prova, só para ver a reação do público, obviamente, uma atitude de visionários e gênios que sempre estiveram à frente de seu tempo.

Esta apresentação aconteceu em 1972 no Osaka Festival Hall, Osaka, Japão, deixando milhares de japoneses extasiados com uma música muito diferente do que estavam acostumados a escutar, com uma apresentação impecável da banda, outra qualidade indiscutível que é uma marca registrada do Pink Floyd.

As músicas constantes deste álbum estão formadas pela apresentação na íntegra de The Dark Side Of the Moon no CD1 e One Of These Days, Careful With That Axe Eugene, Echoes e Atom Heart Mother no CD2, mais parecendo um concerto de música erudita do que um show de rock, pois com um elenco de músicas como esta, o traje mínimo deveria ser um smoking e não uma surrada camiseta e uma calça jeans.

Por conta disto, fico imaginando como seriam as nossas vidas, sem a Internet conspirando a nosso favor, obviamente somado com a boa vontade alheia em disponibilizar materiais de inestimável valor cultural, que marcaram época muito fértil para a produção musical e que poderiam estar mofando em fitas magnéticas escondidas em algum galpão da indústria fonográfica ou mesmo de algum louco solitário que às tivesse conseguido produzir e não possuísse um meio de disponibilizá-las em uma escala maior.

Enfim, não há muito que dizer desta excelente apresentação do Pink Floyd, que aconteceu em uma época em que o que contava era o talento e a criatividade associados a braços e pernas competentes em empunhar seus instrumentos com muita garra, sem a necessidade do uso da pirotecnia ou mesmo de sofisticados equipamentos que a modernidade nos trouxe, contanto apenas com seus selvagens instintos musicais.

Musicians:
David Gilmour
Nick Mason
Roger Waters
Richard Wright

Tracks:

CD1
d1t01.Pink Floyd-Speak To Me
d1t02.Pink Floyd-Breathe
d1t03.Pink Floyd-On The Run
d1t04.Pink Floyd-Time
d1t05.Pink Floyd-The Great Gig In The Sky
d1t06.Pink Floyd-Money
d1t07.Pink Floyd-Us & Them
d1t08.Pink Floyd-Any Colour You Like
d1t09.Pink Floyd-Brain Damage
d1t10.Pink Floyd-Eclipse
 
CD2
d2t01.Pink Floyd-One Of These Days
d2t02.Pink Floyd-Careful With That Axe Eugene
d2t03.Pink Floyd-Echoes
d2t04.Pink Floyd-Atom Heart Mother
 
LINK

"Pink Floyd - Time (rare)"

"Atom Heart Mother"

3 comentários:

  1. Prezado Gustavo,

    Tenho ao menos dois discos em mp3 de gravações ao vivo do DSOTM antes de seu lançamento oficial. Num deles, "Time" não tem o bonito solo de guitarra de Gilmour- nesta parte só se escuta os instrumentos rítmicos, como piano elétrico, baixo, bateria...
    No outro bootleg, "Time" é cantada de duas ou três vozes. "The Great Gig in The Sky" aparece nos dois bootleg sem o vocal, mas com sons bem diferentes: num, só escutamos orgão e ruídos, como conversas..., no outro, ouvimos piano, orgão, bateria e o som do baixo bem alto na sua parte central. Vc sabe me informar se neste do post, é uma dessas gravações q está presente?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,

    Provavelmente você já deve ter este bootleg, pois praticamente não há solo de guitarra em Time e The Great Gig in The Sky está exatamente com descreveu.......

    A rigor para este álbum eu encontrei duas capas completamente diferentes e você deve ter a outra em seu poder....

    Volte sempre!!!

    Um forte abraço

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Grande Gustavo! O meu é sem capa, e creio q até sem título(rs). Grato pela informação.
    A gravação desses bootlegs pode até não ser boa, mas sabe q prefiro escutar o PF sem a presença de músicos convidados. Achei incrível ouvir "Eclipse" sem vocal feminino, só com os vocalistas do Floyd.

    Abração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails