3 de ago. de 2010

SUPERTRAMP - "Crisis? What Crisis?" - 1975

Um bom exemplo de uma banda de rock progressivo pop, sem dúvida alguma é o Supertramp, que, aliás, de progressivo nunca teve nada (em meu conceito), o que de forma alguma é motivo para ser desmerecida, mas o que acredito é que seus músicos como são de primeiríssimo gabarito, todos eles sem exceção, cada um com seu talento, conseguem em conjunto dar uma roupagem muito sofisticada a uma música que é por natureza pop, conferir uma atmosfera que vai muito além de uns míseros acordes e pobres rifs de guitarra.

Eles realmente vão muito além disto e talvez como muitas vezes li e escutei de gente com um conhecimento bem mais rico que o meu sobre o mundo do rock, a banda seja merecedora deste rótulo, mas realmente o que importa é que eles são muito bons no que fazem e são capazes de agradar do netinho ao vovô e isto é o que vale.

Eu particularmente sempre gostei muito da banda e este álbum, "Crisis? What Crisis?" é um dos que gosto mais, por sua simplicidade, leveza e até pela falta de compromisso em explorar um tema com profundidade e complexidade que é a espinha dorsal do rock progressivo, logicamente associada ao virtuosismo individual de cada membro da banda que é condição básica para que se tenha sucesso no mundo do rock progressivo.

Neste caso os músicos do Supertramp fazem uso de suas habilidades musicais para criar belos momentos de descontração e entretenimento, difíceis de serem encontrados em outras bandas que tentam  fazer o gênero e sem cair em clichês típicos da  música propositadamente feita para as radios FM's, coisa que acabou acontecendo de forma natural, porque as diversas  músicas  do Supertramp que foram parar nas rádios e eram tocadas loucamente, realmente são muito boas e não há quem não bata o pezinho quando estão sendo tocadas, não importa a tribo da qual se faça parte.

Fazendo uma micro-biografia, pois uma biografia inteira é uma leitura muito cansativa, o Supertramp começou a ser delineado em 1969 na Inglaterra, lançando seu primeiro álbum em 1970 e hoje estão com uns vinte e quatro álbuns oficiais lançados entre estúdio, gravados ao vivo e coletâneas até 2005 e o álbum postado, "Crisis? What Crisis?" é o quinto da lista, lançado em 1975 e na época  contou com a sua melhor formação.

 
Músicos:
Roger Hodgson - vocais, guitarra e teclados;
Bob C. Benberg - bateria e percussão;
Dougie Thompson - baixo;
John Anthony Helliwell - instrumentos de sopro e vocais,
Richard Davies - vocal e teclados

Track-list:
01. Easy does It (2:17)
02. Sister Moonshine (5:15)
03. Ain't Nobody but me (5:12)
04. A Soapbox Opera (4:50)
05. Another man's woman (6:20)
06. Lady (5:24)
07. Poor Boy (5:08)
08. Just a Normal Day (3:59)
09. The Meaning (5:21)
10. Two of Us (3:29)

Este Link está originariamente disponível no blog Lágrima Psicodélica 

Os vídeos abaixo não são oriundos das apresentações do Supertramp, mas fazem parte do projeto solo de Roger Hodgson que são mais que suficientes para dar água na boca.

"Easy does It"  and. "Sister Moonshine"
"A Soapbox Opera "

3 comentários:

  1. Eu acho q os dois primeiros... bem, talvez só o primeiro seja progressivo. E esse postado é o quarto disco, não? Polêmicas à parte, gosto mais dele q legendário, "Crime of the Century". Bom, esse é um disco q adquiri em 1979. Há pouco o tempo o escutei, diferentemente dos tantos discos dos anos 70, q há muito não escuto.
    Tudo de bom, Gustavo!

    ResponderExcluir
  2. E aí Gustavo, obrigado pelo post, Supertramp é Super mesmo né, não há quem não goste, eu adoro mas pra variar o link já foi deletado

    ResponderExcluir
  3. Meus Amigos,

    è um prazeiraço em vê-los por aqui...........

    A presença de vocês por aqui é como lenha para abastecer uma velha locomotiva Maria Fumaça como eu.....

    O Supertramp com sua simplicidade e genialidade consquista a todos, independentemente da tribo....

    Quanto ao link removido, eu já fiz a substiuição....... espero que dure mais um pouco......

    Voltem Sempre.......

    Abraços....

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails