5 de ago. de 2010

THE LENS - "A Word in your Eye" - 2001

O embrião do IQ começa a ser gerado em 1976 com a união de Mike Holmes (guitarra), Peter Nicholls (vocal) e Niall Hayden (Bateria) formando então uma banda chamada "The Giln", mas como faltavam ainda alguns músicos para complementar o projeto, foram convidados os músicos Rob Thompson que assumiu a bateria e Peter Blackler para assumir teclados, começando uma dura peregrinação, com shows em pequenos locais e de forma bem amadorística, pois logo começaram as substituições, primeiro com saída de Niall Hayden que foi substituído por Brian Marshall que seria substituído por Paul Cook e o mesmo acontecendo com Peter Blackler que foi substituído por Martin Orford que de primeira sugeriu a mudança do nome da banda que passou a ser conhecida como "The Lens".

A entrada de Martin Orford era tudo o que precisavam, pois além de excelente compositor e tecladista, era também um visionário, pois conseguiu prever que aquele grupo poderia ir muito mais longe, como realmente acabou acontecendo.

Em 1981 o "The Lens" é definitivamente extinto e uma nova banda, que viria a ser conhecida como IQ iria se tornar um dos ícones da nova geração do rock progressivo, mas a notoriedade e o carisma de Martin Orford o levariam ainda a criar mais uma banda, o Jadis, com características neo-progressivas e ate passagens pelo King Crimson e o Asia estaria no caminho de sua brilhante carreira, que em 2004 iria render-lhe o "The Best of the Year Classic Rock Society Award" na categoria "Best Keyboard Player".

O álbum "A Word in your Eye" foi editado somente em 2001 e ele na verdade é uma compilação de músicas que nunca haviam sido colocadas a público e estavam esquecidas em algum porão de gravadora, mas "Martin Orford" por fim, decidiu produzi-las, o que foi ótimo, pois é um excelente álbum que mostra o talento de jovens músicos aflorando e com certeza agradará a quem escutá-lo.

Músicos
Michael Holmes (of IQ) / electric, acoustic, & bass guitars, additional keyboards
Martin Orford (of IQ) / vocals, keyboards, piano, flute
Paul Cook (of IQ) / drums & percussion

Músico convidado:
Tony Wright / saxophone

Track-list:
1. Sleep Until You Wake
2. Choosing a Farmer (part 1)
3. On Stephen's Castle Down
4. Shafts of Light
5. Childhood's End
6. Frost & Fire
7. Of Tide & Change
8. From the Sublime
9. Choosing a Farmer (part 2)

NOVO LINK
"Frost & Fire"

2 comentários:

  1. Olá tudo bem? Como eu faço para baixar ezste álbum do The Lens? O meu e-mail de contato é: wolverine_dinunci@hotmail.com. Desde já muito thank you!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,

    O link já está substituido.....

    Araços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails