9 de jul. de 2010

RICK WAKEMAN - "The King Arthur Concert" - 1976

Eu tenho relutado um pouco em postar algo de Rick Wakeman, pois considero uma tarefa difícil escrever algo a respeito de um gênio da música, que esta está acima do bem e do mal e que em especial para mim tem um significado muito importante.

Eu posso me considerar um privilegiado, porque em 1975 eu tive a graça de poder assistir por duas vezes às suas apresentações no Maracananzinho, no Rio de Janeiro, acompanhado da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Coral de mais de cem vozes da Universidade Gama Filho e é claro da sua English Rock Ensemble que definitivamente me fizeram mergulhar de cabeça no mundo rock aos quatorze anos de vida, pois não ha quem resista a um estímulo tão grande.

"The King Arthur Concert" foi gravado no dia 14 de dezembro de 1976 no The Empire Pool Wembley em Londres, Inglaterra, onde "The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of Round Table" foi executado na íntegra com a assistência da The New World Symphony Orchestra, da The English Chamber Choir, do The Nottingham Festival Vocal Group e de sua super banda The English Rock Ensemble com a narração de Terry Taplin.

Uma curiosidade desta apresentação é que ela é feita em um rinque de patinação no gelo, com patinadores encenando a história do Rei Artur, como pode ser visto nos vídeos baixo, lembrando as apresentações do Holiday on Ice que aconteciam aqui no Brasil.

Quanto a Rick Wakeman e as músicas do álbum, considero desnecessário qualquer comentário meu, pois ele e todas as músicas tocadas  são de conhecimento público dispensando maiores apresentações.

A gravação em questão não está com a qualidade sonora que eu gostaria de estar disponibilizando, a bem da verdade está muito ruim, mas dado a grandeza do conteúdo do material que considero inestimável, não resisti em postá-lo nestas condições, mas acredito que com um bom software de edição e alguma habilidade em manuseá-lo, acho possível deixá-lo em melhores condições.

Track-list:
1. Arthur
2. Lady of The Lake
3. Guinevere
4. Sir Lancelot And Black Knight
5. Merlin The Magician
6. Sir Galahad
7. The Last Battle

Link.
"Arthur"
"Guinevere"
"Sir Lancelot And Black Knight"

4 comentários:

  1. Lembro me bem que nesta epoca Rick Wakeman estava na antipatia da critica; os mesmos criticas que laurearam Six Wives...criticavam Rick Wakeman com apelidos até pejorativos; porém seus fãs continuavam fieis e o album Journey to the Centre of the Earth foi um dos discos mais vendidos aqui em 1974. Porém a sua vasta discogragia e as suas brilhantes participações no Yes o tornam digno de receber estas homenagens e muito mais

    ResponderExcluir
  2. Apesar de uma carreira com altos e baixos, a genialidade do "mago dos teclados" é inquestionável. À exceção de "Raphsodies", de 79, que é muito fraco e ainda por cima duplo,considero suas melhores obras as dos anos 70, inclusive com o YES. São magistrais seus teclados em "Close To The Edge" e "Topografic Oceans".

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse CD, mas a data da gravação está errada. Em dezembro de 1976 o Wakeman já não se apresentava com Orquestra e Coral. Nessa época os shows eram acompanhados apenas de sua English Rock Ensemble. A apresentação em Wembley, que originou esse CD, e, faz alguns anos, também um DVD lançado numa caixa em edição limitada, é de Agosto de 1975, alguns meses antes dele se apresentar no Brasil pela primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      Você tem razão.... Eu também tenho o cd e realmente ele é de 1975....

      Eu devo ter digitado errado e nem ví.....

      Valeu....

      Volte sempre....

      Abraços,

      Gustavo

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails