21 de jul. de 2010

IQ - "Subterranea" - 1997

Ainda não havia postado nada sobre o IQ e resolvi começar logo pelo álbum mais complicado, intitulado "Subterranea", editado em 1977, por ser o mais conceitual e eclético de todos já editados pela banda.

O IQ nasce em 1982 na Inglaterra carregando uma herança fantástica chamada Martin Orford, que com Mike Holmes formavam o "The Lens" extinto em 1981 e juntamente com Peter Nicholls com uma presença de palco e timbre de voz muito similar a de Peter Gabriel, produziram uma atmosfera bem próxima a do Genesis no início da carreira, sem estar fazendo imitação ou coisa parecida.

Dois outros álbuns, "Tales from the Lush Attic" de 1983 e "The Wake" de 1985 chamam muito a atenção pela forma como foram as músicas e pelo modo que foram executas, realmente lembrando as grandes bandas de rock progressivo do início dos anos setenta e em relação ao primeiro álbum, lembro que em uma ocasião em que estava na Galeria do Rock (SP), ao entrar em uma loja, a música que tocava chamava-se "The Last Human Gateway" contida no primeiro álbum que citei, bem, não deu outra, foi amor a primeira vista e eu na minha santa ignorância nem imaginava de quem poderia ser aquela maravilha.

Para encurtar o imbróglio, o lojista não estava autorizado a vender o CD, pois ele era único, bem como o do álbum "The Wake" e a solução foi gravá-los em fita cassete, coisa que levou uns quinze dias para acontecer, pois eu era o último de uma longa fila de esperta e é claro, quando foi possível eu adquiri os dois álbuns, pois não poderiam falta a minha coleção, bem como o álbum "Subterranea" que é imperdível.

O álbum "Subterranea" é uma demonstração de talento e criatividade, mas principalmente de coragem, pois foi produzido em uma época totalmente avessa a essas extravagâncias musicais, contidas em um álbum duplo, com conteúdo complexo, baseado em temática avançada, com execuções sinfônicas e tudo mais, ou seja, com tudo conspirando contra este tipo música, mas quando a criatividade supera as expectativas, irresistivelmente somos levados a experimentar e ficar encantados com essas joias raras que por vezes somos brindados. 

Este trabalho, gerou uma turnê, "Subterranea Concert", sendo posteriormente gravado em DVD e CD, devido ao grande sucesso de criticas e vendas do álbum de estúdio, bem como pela performance da banda apresentando-se diante de um grande público que seguiu bem de perto esta turnê.

Músicos

Peter Nicholls / lead and back vocals
Martin Orford / keyboards, flute, back vocals
Mike Holmes / guitars
John Jowitt / bass, backing vocals
Paul Cook / drums


Track-list:

CD1
1. Overture
2. Provider
3. Subterranea
4. Sleepless incidental
5. Failsafe
6. Speak my name
7. Tunnel vision
8. Infernal chorus
9. King of fools
10. The sense in sanity
11. State of mine

CD2
1. Laid low
2. Breathtaker
3. Capricorn
4. The other side
5. Unsolid ground
6. Somewhere in time
7. High waters
8. The narrow margin

Link.

"Overture"
"Subterranea"

2 comentários:

  1. Achei vc,rs Bom a partir de agora sigamos juntos too, brg pela gentileza e pelo carinho, qqr coisa sabe onde me achar, e depois me manda um email prq se derrubarem o SM eu tenho um espelho, não sei se posto de novo, dá uma raiva,mas tá fechado por enquanto, aí te deixo o endereço se quiser, não quero deixar no SM que já chama a atenção.
    Abs
    Enjoy!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Deixei ontem em seu blog meu e-mail.......

    Abraços,

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails